maio amarelo
Defesa Civil

Defesa Civil emite laudo liberando bloco do condomínio Ester Menel

13 Jun 2018 - 11h10

Após uma vistoria, na manhã desta terça-feira (12), técnicos da Diretoria de Defesa Civil de Jaraguá do Sul liberaram o Bloco 8 do Condomínio Residencial Ester Menel, para os moradores retornarem aos seus apartamentos, depois de o edifício ter passado a noite interditado.


De acordo com a ficha de ocorrência, os técnicos avaliaram o prédio com quatro pavimentos e constataram fissuras e trincas em aberturas de esquadrias, vidro trincado, fissuras de retração e expansão de revestimento em paredes de alvenaria, sinais de infiltração decorrente de deterioração de juntas do piso cerâmico e destacamento de piso cerâmico em decorrência de variação térmica. “No momento da vistoria não foram constatadas manifestações patológicas de ordem estrutural significativa, mesmo com a presença de grau de fissuração variável, que coloquem em risco a estabilidade da edificação”, diz a ficha de ocorrência.

O documento apresenta ainda algumas orientações para os administradores do Condomínio, dentre elas, contatar profissional habilitado e/ou empresa executora para recuperação das manifestações patológicas da edificação com emissão de ART junto ao CREA/SC, e monitorar o aparecimento de novas manifestações e/ou agravamento das presentes.

Durante a tarde desta terça-feira, os Bombeiros Militares de Santa Catarina estiveram no local e acharam melhor acionar um perito para analisar as condições do imóvel. Após uma avaliação minuciosa do prédio e do terreno, o perito concordou com as informações levantadas pela Defesa Civil de Jaraguá do Sul, e acrescentou que o imóvel está em condições de continuar habitado, sugerindo que as famílias retornassem para seus apartamentos.

Na noite de segunda-feira (11), os moradores acionaram bombeiros voluntários e Defesa Civil por volta das 23 horas por causa de estouros e rachaduras no piso dos apartamentos do Bloco 8. Por medida de segurança, segundo o diretor, o bloco inteiro foi interditado.


Construído por meio de parceria entre Prefeitura e governo federal, há cerca de seis anos, pelo Programa Minha Casa Minha Vida, o condomínio teve investimento de R$ 10,08 milhões. São 14 edifícios de quatro pavimentos com 16 apartamentos cada.

Os apartamentos têm área de 44,15 metros quadrados, adquiridos por pessoas com renda mensal de até três salários mínimos.

A empresa Concreta Construtora de Obras Ltda, foi a responsável pela obra.

Matérias Relacionadas

Política

Alesc aprova projeto sobre denominação da Região Metropolitana do Vale Europeu

A aprovação aconteceu nesta terça-feira (7), durante sessão ordinária na Alesc Itinerante de Blumenau. Projeto é de autoria do Deputado Delegado Egidio Ferrari
Alesc aprova projeto sobre denominação da Região Metropolitana do Vale Europeu
Geral

Mais doações de Jaraguá do Sul seguem para o RS nesta quarta-feira (8)

Carga com cerca de 15 toneladas será entregue nos Centros de Distribuição do Estado gaúcho
Mais doações de Jaraguá do Sul seguem para o RS nesta quarta-feira (8)
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (8).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Ver mais de Geral