GERAL

Defesa Civil alerta para risco de temporal com raios até o carnaval

25 Fev 2019 - 13h18Por José Maria Tomazela

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil emitiu alerta para a formação de temporais com raios no período que vai desta segunda-feira, 25, até o início oficial do carnaval, na sexta-feira, dia 29, no Estado de São Paulo. Nesta segunda, pode chover forte no oeste e no norte do Estado, onde há condição para intensa atividade elétrica, fortes rajadas de vento e até queda de granizo, segundo o órgão.

Com a chegada de uma frente fria que se desloca do sul, na terça-feira, 26, pode haver chuva intensa, com risco de alagamentos, no Vale do Ribeira, divisa com o Paraná.

Na quarta-feira, 27, a frente fria chega ao litoral sul, aumentando o risco para temporais com descargas elétricas e ventania. Também haverá condição para chuva forte no interior. Entre a noite de quarta e a madrugada de quinta-feira, 28, o sistema se desloca para o oceano e o volume de chuva aumenta entre o litoral norte e o Vale do Paraíba. Na sexta-feira, 1º, a frente fria perde intensidade, mas ainda haverá nebulosidade em todo o Estado.

Raios

A Defesa Civil firmou parceria com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) para alertar motoristas e quem viaja pelas rodovias da malha paulista concedida sobre como proceder em caso de chuvas com raios. Desde sábado, 23, os painéis eletrônicos instalados nas principais estradas exibem mensagens com informações sobre como reduzir o risco das descargas elétricas. "Chuva com raios. Procure local seguro. Mantenha os vidros fechados. Não toque em partes metálicas", informam as mensagens.

Os alertas são disparados no momento em que os serviços meteorológicos usados pela Defesa Civil detectam o risco de chuva com descargas elétricas em uma determinada região. A previsão é de que a temporada de raios no Estado se estenda até 31 de março.

Feridos

Um temporal com granizo causou a queda de 30 árvores e deixou duas pessoas feridas, no fim da tarde deste domingo, 24, em Itupeva, cidade do interior de São Paulo. Na manhã desta segunda-feira, 25, cerca de 500 imóveis continuavam sem energia elétrica.

Os estragos aconteceram principalmente nos bairros Guacuri e Santa Elisa, segundo a prefeitura. O tronco de uma árvore caiu sobre um carro e um ocupante foi atingido. Ele foi socorrido e levado a um hospital, mas já recebeu alta.

Outro morador ficou ferido ao ser atingido pelas telhas de uma casa que teve o telhado danificado. Ele foi levado ao hospital, mas não havia informações sobre o estado de saúde. Segundo a prefeitura, duas ruas continuavam interditadas porque as árvores caíram sobre fiação energizada. A CPFL informou que as equipes trabalham para normalizar a distribuição de energia o mais rápido possível.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Guaramirim receberá novo trator para auxiliar no desenvolvimento agrícola

A equipe do deputado Vicente Caropreso irá auxiliar nas tratativas burocráticas para garantir a aquisição e destinação do novo equipamento
Guaramirim receberá novo trator para auxiliar no desenvolvimento agrícola
Geral

Região em alerta por conta das chuvas

A Epagri/Ciram alerta para previsão de chuva persistente até a noite de segunda-feira (1º) especialmente no Litoral Norte, médio e baixo Vale do Itajaí.
Região em alerta por conta das chuvas
Geral

Maquinários que auxiliam agricultores recebem cabines para operadores

Medida permite que seus operadores tenham mais segurança e possam executar seus trabalhos junto aos agricultores inclusive em dias chuvosos.
Maquinários que auxiliam agricultores recebem cabines para operadores
Geral

Ponte no Rio Manso é interditada

Além da erosão na cabeceira da ponte, a rodovia teve deslizamentos de terra.
Ponte no Rio Manso é interditada
Ver mais de Geral