secel
Julgamento

Cunha já admite novo pedido de impeachment caso atual seja rejeitado

16 Mar 2016 - 11h26
Aliados do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), já começam a se movimentar para novas investidas contra o governo Dilma Rousseff. A ideia é que se o atual processo de impeachment da petista - que deve ser iniciado até o fim desta semana, logo após o Supremo Tribunal Federal (STF) julgar os recursos protocolados pela Casa sobre o tema - for rejeitado, um novo pedido de afastamento da presidente deve ser apresentado.

A interlocutores, Cunha já admitiu que poderá autorizar a abertura de um segundo pedido de impedimento de Dilma no futuro, caso o atual seja rejeitado pela Câmara por uma pequena diferença de votos. O peemedebista citou, inclusive, que a própria indicação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para compor algum ministério pode ser usada como motivação para um novo questionamento do mandato de Dilma, à medida em que pode ser considerada uma tentativa de atrapalhar as investigações da Lava Jato.

Para descartar o risco de um segundo processo de impeachment, a presidente teria de conseguir a rejeição do pedido atual com maioria absoluta da Casa - ou seja, com o apoio de ao menos 257 deputados. "Ou ela consegue com uma boa margem de votos, ou vai continuar sangrando e pode ter um segundo pedido de impeachment", afirmou Cunha a aliados. Na presidência da Câmara há hoje pelo menos outros quatro pedidos de impeachment aguardando deliberação.

Em conversas reservadas, Cunha reconhece que Lula é um "animal político", com articulação política muito maior do que qualquer integrante do governo Dilma, mas avaliou que o ex-presidente não tem mais a mesma força para barrar o impeachment no Congresso. O fato de alguns senadores da base aliada terem saído do café com o ex-presidente antes de ele terminar sua fala, na semana passada, na residência oficial do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), seria um indicador dessa perda de força.

O presidente da Câmara prevê que o atual pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff deve ser analisado pelo plenário da Câmara dos Deputados logo após o feriado do Dia do Trabalhador, 1º de maio, ou seja, daqui a 45 dias. Cunha e a oposição apostam em manifestações contrárias ao governo nesse feriado para aumentar a pressão pró-impeachment. Segundo aliados, o peemedebista acredita hoje que o impeachment está "mais próximo de ser aprovado do que rejeitado" na Casa.

A oposição, que voltou a dialogar com o presidente da Câmara por causa do impeachment, já admite a possibilidade de apresentar novos pedidos de impedimento de Dilma, caso o atual seja rejeitado. Líderes opositores ponderam, no entanto, que o foco no momento é tentar liquidar o afastamento da petista logo com o pedido que está sendo discutido na Câmara e que tem por base as chamadas "pedaladas fiscais" praticadas pelo governo no primeiro mandato de Dilma Rousseff.

 

O Estado de São Paulo

Matérias Relacionadas

Geral

Bombeiros Voluntários promovem simulado de incêndio no hospital, em Guaramirim

Ação vai mobilizar caminhões e ambulâncias da equipe
Bombeiros Voluntários promovem simulado de incêndio no hospital, em Guaramirim
Geral

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

A confirmação foi feita por meio de uma publicação nas redes sociais do grupo de pagode
Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio
Política

40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim

Os vereadores destacaram os inúmeros moradores do município que tiveram a atenção médica do Dr. Vicente e os recursos e obras que o deputado tem conquistado para Guaramirim e região
40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim
Geral

Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul

O evento vai iniciar às 15h e contará com shows, atividades esportivas, culturais, apresentações do Programa Bolsa Cultural, brinquedos infláveis, serviços gratuitos, além de foodtrucks e cervejarias
Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul
Ver mais de Geral