Caraguá
Vigilância Epidemiológica

Crianças são diagnosticadas com meningite viral em Corupá

10 Out 2016 - 13h25

Outras duas crianças apresentaram sintomas da doença, no entanto, exame médico não confirmou a meningite viral.


Conforme a secretária de Saúde de Corupá, Bernadete Corrêa Hillbrecht, dos quatro casos suspeitos, apenas uma criança permanecia internada no Hospital e Maternidade Jaraguá na manhã desta segunda-feira (10).

Na última sexta-feira (8), técnicos da Vigilância Epidemiológicas da Gerência Regional de Saúde estiveram no município, onde reforçaram as informações sobre a doença para professores, profissionais de saúde e pais de alunos.

Conforme Bernadete, nesta segunda e terça-feira (11) as aulas foram suspensas no Centro de Educação Infantil, isso, para que seja feita uma higienização no local. Devido ao feriado de Nossa Senhora Aparecida, na quarta-feira (12), as aulas voltam ao normal na quinta-feira (13).

Outra medida tomada pela Secretaria de Saúde de Corupá, foi distribuir materiais informativos para a população.


A meningite viral, é menos grave ou preocupante que a meningite bacteriana. Pode até ser tratada em casa e não requer nenhum medicamento específico. Na maioria dos casos, sara sem sequelas. Pode ser causada por tipos diferentes de vírus. Não existe, portanto, um vírus específico causador de meningite. Isto significa que um vírus que dá gripe em uma pessoa, por exemplo, pode dar meningite em outra.

Os sintomas da meningite viral ou bacteriana podem ser muito parecidos no início do quadro. Em geral, começa com febre e uma forte dor de cabeça. Esta dor de cabeça acontece, em muitos casos, na cabeça inteira e é dos sintomas que mais chamam a atenção. Fica difícil encostar o queixo no tórax. As pessoas ficam muito indispostas, sem vontade de fazer nada. Crianças ficam extremamente irritadas. Enjoo e vômitos geralmente estão presentes. Apenas exames médicos é que diferenciam a meningite bacteriana da viral.

Matérias Relacionadas

Geral

Vômito de baleia faz mais uma milionária na Tailândia

O material tem valor estimado em £186,500 (aproximadamente R$ 1,5 milhão).
Vômito de baleia faz mais uma milionária na Tailândia
Educação

Guaramirim abre inscrições para cursos profissionalizantes em parceria com o Senai

Iniciativa é fruto do projeto Despertando Potencialidades realizado com recursos do Fundo Municipal de Assistência Social
Saúde

Retomada vacinação contra a covid para adolescentes em Jaraguá

Também, prossegue normal a aplicação da segunda dose (D2), de acordo com o agendamento na carteirinha de vacinação.
Retomada vacinação contra a covid para adolescentes em Jaraguá
Geral

Parque Malwee completa 43 anos 

Inaugurado em 1978 por Wolfgang Weege, o Parque foi um presente do  Grupo Malwee para a cidade de Jaraguá do Sul
Parque Malwee completa 43 anos 
Ver mais de Geral