dengue
Drogas

Consumo e tráfico de drogas sintéticas impulsionam estatísticas de apreensões em Santa Catarina

13 Mar 2017 - 11h58
A polícia catarinense nunca registrou tantas apreensões de drogas como no ano passado. Entre janeiro e dezembro, mais de 7 mil ocorrências terminaram com algum tipo de entorpecente retirado de circulação no Estado. A soma considera desde grandes apreensões, como a operação da Polícia Civil que interceptou um carregamento de 4,3 toneladas de maconha em Rancho Queimado, na Grande Florianópolis, até quantidades flagradas pela PM no dia a dia.

Dados da Secretaria do Estado da Segurança Pública revelam que o volume de apreensões cresce a cada ano desde o início da década (veja números na infografia abaixo). Em 2010, por exemplo, o enfrentamento ao tráfico não alcançava metade das apreensões ocorridas nos últimos dois anos. Parte do crescimento, diz a polícia, deve-se aos números de Florianópolis, que se destaca nas estatísticas estaduais e é considerada uma cidade-polo no mercado de drogas sintéticas.

A cada cinco apreensões de entorpecentes ocorridas em Santa Catarina no ano passado, pelo menos uma foi na Capital. Com 1,5 mil casos em 2016, a quantidade de apreensões na cidade foi maior do que a soma de todos os registros em São José, Joinville e Itajaí juntas, cidades que aparecem em seguida no ranking. Florianópolis lidera as apreensões de cocaína e maconha, além de ecstasy e LSD.

A Capital ainda concentrou o terceiro maior volume de apreensões de crack no ano passado, atrás somente de Joinville e de Chapecó, que lidera nesta estatística porque uma única operação realizada na cidade do Oeste recolheu 30 quilos do entorpecente. Mas a droga do momento na Capital, dizem delegados ouvidos pela reportagem, são as substâncias sintéticas. Só no ano passado, foram apreendidos 7,4 mil micropontos de LSD em Florianópolis. O ano terminou com 33 mil micropontos apreendidos em todo o Estado.

Desde o início da década, o máximo que já havia sido registrado foram 11 mil micropontos em 2013. As apreensões de ecstasy na Capital em 2016 também representam mais da metade de todo o volume da droga retirado de circulação em Santa Catarina: dos 89,7 mil comprimidos recolhidos pela polícia catarinense, 48,5 mil estavam em Florianópolis.

HoraSC

Matérias Relacionadas

Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101

O animal teria viajado por 73 quilômetros sob o veículo
PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quinta-feira (25).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos

Alguns exemplos de multipropriedade são os resorts, hotéis, flats e condomínios. Essa modalidade, apesar de atraente, apresenta peculiaridades e desafios no âmbito do Direito Civil
Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos
Ver mais de Geral