vacina
GERAL

Conselho do colégio Santa Cruz pede renúncia após interferência religiosa

26 Fev 2019 - 16h30Por Isabela Palhares

O colégio Santa Cruz, no Alto de Pinheiros, na zona oeste da capital, teve uma renúncia coletiva em seu Conselho de Administração nesta segunda-feira, 25. Em carta, os conselheiros explicam que a decisão é consequência de uma ação da atual gestão da Congregação de Santa Cruz, mantenedora do colégio, para ampliar o caráter religioso da escola.

Um dos mais tradicionais colégios da elite paulistana, o Santa Cruz é frequentado por filhos de empresários e banqueiros. Tem entre seus ex-alunos o presidente do banco Itaú Unibanco, Candido Botelho Bracher, que até então também integrava o conselho da escola.

Com 67 anos, o colégio há mais de 20 anos era praticamente gerido pelo Conselho de Administração, que tinha autonomia para nomear os diretores e administrar o orçamento da escola. Na última reunião, a mantenedora comunicou que transformaria o conselho em um órgão apenas consultivo. O que resultou na renúncia.

Desde que irmãos americanos assumiram a liderança da congregação no lugar de padres canadenses, havia receio de que o colégio pudesse perder o caráter leigo. Segundo a carta, em 2016, os irmãos implementaram uma administração centralizada para administrar as três escolas da congregação no Brasil, além da unidade em São Paulo, têm uma em Campinas e em Santarém.

A centralização da administração ficaria em Campinas. Assim, o Conselho de Administração teria que responder aos executivos em Campinas ou ao Conselho de Congregação composto unicamente por religiosos, segundo informa a carta.

"Tendo representado os ideais dos padres fundadores junto à comunidade de pais, alunos e docentes, alguns de nós há mais de 20 anos, julgamos necessário tornar pública esta carta, como uma forma de prestação de contas e formalização da nossa renúncia", diz a carta, que tem como signatários o cientista Fernando Reinach, presidente do colegiado, o administrador Ricardo Belotti e o engenheiro Lair Krahenbuhl, além de Bracher.

Em circular enviada às famílias de alunos, a direção do colégio agradece aos integrantes que deixaram o colegiado "por diferenças de pontos de vista em relação à natureza do conselho". Afirma ainda que, em breve, serão anunciados os novos membros, que se juntarão aos atuais conselheiros: padre José de Almeida Prado, padre Robert Grandmaison, irmão Ronnie Lenno Farias Silva, Flavia Cristina Piovesan e Denise Aguiar Alvares.

Em nota, a direção do colégio diz que a alteração não trará nenhuma mudança nos princípios pedagógicos ou curriculares. Também informou que o Santa Cruz é uma "escola católica pluralista aberta a todas as opções religiosas" e seguirá oferecendo humanista para formar cidadãos críticos e atuantes. "As mudanças no Conselho Administrativo devem trazer renovação e importantes colaborações para a gestão da escola", afirma.

Matérias Relacionadas

Geral

Bombeiros Voluntários promovem simulado de incêndio no hospital, em Guaramirim

Ação vai mobilizar caminhões e ambulâncias da equipe
Bombeiros Voluntários promovem simulado de incêndio no hospital, em Guaramirim
Geral

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

A confirmação foi feita por meio de uma publicação nas redes sociais do grupo de pagode
Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio
Política

40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim

Os vereadores destacaram os inúmeros moradores do município que tiveram a atenção médica do Dr. Vicente e os recursos e obras que o deputado tem conquistado para Guaramirim e região
40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim
Geral

Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul

O evento vai iniciar às 15h e contará com shows, atividades esportivas, culturais, apresentações do Programa Bolsa Cultural, brinquedos infláveis, serviços gratuitos, além de foodtrucks e cervejarias
Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul
Ver mais de Geral