secel
brinquedos

Como os brinquedos estimulam o desenvolvimento das crianças

23 Fev 2016 - 21h00

Você já viu o que significa o verbo brincar no dicionário? Alguns resumem como se divertir ou se entreter com alguma coisa infantil. Mas para especialistas esse não é apenas um momento lúdico. A diversão está diretamente ligada ao desenvolvimento infantil. “Os brinquedos didáticos ou educativos são uma ferramenta de aprendizagem. Eles influenciam a criança em várias dimensões, seja intelectual, social e física, promovendo o desenvolvimento cognitivo, habilidades motoras, o raciocínio, noções de cores, formas e tamanhos, já que através deles acontecem estímulos de vários sentidos e habilidades”, analisa a psicóloga terapeuta cognitivo-comportamental, Valéria Rodrigues.


A indústria investe cada vez mais nos brinquedos diferenciados. É o caso da Calesita, de Pomerode (SC), que está há 20 anos no mercado. “Nossa equipe está focada sempre na combinação de diversão e aprendizado. Acreditamos que toda criança deve crescer brincando e que cada fase é importante. Todos os brinquedos da nossa marca são desenvolvidos com muito carinho e cuidado para estimular, desenvolver a coordenação motora, a atenção, a criatividade, a memória e facilitar o desenvolvimento cognitivo e emocional dos pequenos”, destaca a gerente comercial da Calesita e especialista em brinquedos, Josiane de Mattos Dalmann.

A psicóloga destaca a importância de brinquedos adequados a cada idade. “O brincar primeiramente é a forma de expressão e comunicação, funcionando como uma porta de entrada para o acesso das emoções, conceitos e dificuldades”, diz Valéria. Alguns exemplares encontrados atualmente reforçam a aposta da indústria em brinquedos didáticos, como a Doceria Animada, o Zoo Maluco, a Mesinha Encantada ou a Smart Table e a Casinha Alegre da Calesita.

A empresa explica que a Casinha Alegre, por exemplo, estimula o desenvolvimento psicomotor fino e grosso. “Promove a integração de pequenos músculos para a realização de ações como encaixar as pecinhas nas formas geométricas (fino) e estimula o controle do corpo, músculos e movimentos de grandes massas musculares para realização das atividades (grosso). Nesse mesmo brinquedo a criança precisa da força dos braços para conseguir abrir as portinhas ou trancar. Além disso, o brinquedo desperta habilidades cognitivas de exploração, experimentação e manipulação de objetos”, fala Josiane.

Brincar em família

Um dos diferenciais dos brinquedos educacionais ou didáticos é que, normalmente, a criança pode utiliza-lo sozinha. Mas vale destacar que brincar prepara as crianças para o futuro, o que faz importante a companhia dos pais nesse momento. “Brincar ativa a atenção e concentração, estimula a autoestima e ajuda a desenvolver relações de confiança consigo e com os outros. Por isso a importância dos pais e a família brincarem juntos. Assim os pequenos estarão trabalhando não só a sua relação com o mundo, mas também dividindo espaços e experiências com outras pessoas”, pontua a psicóloga terapeuta cognitivo-comportamental, Valéria Rodrigues.


Outro fator lembrado pela especialista é que é interessante que os pais deixem que a criança conduza a brincadeira. “É importante ressaltar que a negociação entre pais e filhos durante a brincadeira deve existir, até mesmo para se ter claro o papel de cada um. Esse momento também é importante para que os pequenos aprendam a lidar com frustrações e perdas”, completa.

FONTE : Oficina das Palavras

Oficina das palavras:

Matérias Relacionadas

Geral

Bombeiros Voluntários promovem simulado de incêndio no hospital, em Guaramirim

Ação vai mobilizar caminhões e ambulâncias da equipe
Bombeiros Voluntários promovem simulado de incêndio no hospital, em Guaramirim
Geral

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

A confirmação foi feita por meio de uma publicação nas redes sociais do grupo de pagode
Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio
Política

40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim

Os vereadores destacaram os inúmeros moradores do município que tiveram a atenção médica do Dr. Vicente e os recursos e obras que o deputado tem conquistado para Guaramirim e região
40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim
Geral

Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul

O evento vai iniciar às 15h e contará com shows, atividades esportivas, culturais, apresentações do Programa Bolsa Cultural, brinquedos infláveis, serviços gratuitos, além de foodtrucks e cervejarias
Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul
Ver mais de Geral