GNet
brinquedos

Como os brinquedos estimulam o desenvolvimento das crianças

23 Fev 2016 - 21h00

Você já viu o que significa o verbo brincar no dicionário? Alguns resumem como se divertir ou se entreter com alguma coisa infantil. Mas para especialistas esse não é apenas um momento lúdico. A diversão está diretamente ligada ao desenvolvimento infantil. “Os brinquedos didáticos ou educativos são uma ferramenta de aprendizagem. Eles influenciam a criança em várias dimensões, seja intelectual, social e física, promovendo o desenvolvimento cognitivo, habilidades motoras, o raciocínio, noções de cores, formas e tamanhos, já que através deles acontecem estímulos de vários sentidos e habilidades”, analisa a psicóloga terapeuta cognitivo-comportamental, Valéria Rodrigues.


A indústria investe cada vez mais nos brinquedos diferenciados. É o caso da Calesita, de Pomerode (SC), que está há 20 anos no mercado. “Nossa equipe está focada sempre na combinação de diversão e aprendizado. Acreditamos que toda criança deve crescer brincando e que cada fase é importante. Todos os brinquedos da nossa marca são desenvolvidos com muito carinho e cuidado para estimular, desenvolver a coordenação motora, a atenção, a criatividade, a memória e facilitar o desenvolvimento cognitivo e emocional dos pequenos”, destaca a gerente comercial da Calesita e especialista em brinquedos, Josiane de Mattos Dalmann.

A psicóloga destaca a importância de brinquedos adequados a cada idade. “O brincar primeiramente é a forma de expressão e comunicação, funcionando como uma porta de entrada para o acesso das emoções, conceitos e dificuldades”, diz Valéria. Alguns exemplares encontrados atualmente reforçam a aposta da indústria em brinquedos didáticos, como a Doceria Animada, o Zoo Maluco, a Mesinha Encantada ou a Smart Table e a Casinha Alegre da Calesita.

A empresa explica que a Casinha Alegre, por exemplo, estimula o desenvolvimento psicomotor fino e grosso. “Promove a integração de pequenos músculos para a realização de ações como encaixar as pecinhas nas formas geométricas (fino) e estimula o controle do corpo, músculos e movimentos de grandes massas musculares para realização das atividades (grosso). Nesse mesmo brinquedo a criança precisa da força dos braços para conseguir abrir as portinhas ou trancar. Além disso, o brinquedo desperta habilidades cognitivas de exploração, experimentação e manipulação de objetos”, fala Josiane.

Brincar em família

Um dos diferenciais dos brinquedos educacionais ou didáticos é que, normalmente, a criança pode utiliza-lo sozinha. Mas vale destacar que brincar prepara as crianças para o futuro, o que faz importante a companhia dos pais nesse momento. “Brincar ativa a atenção e concentração, estimula a autoestima e ajuda a desenvolver relações de confiança consigo e com os outros. Por isso a importância dos pais e a família brincarem juntos. Assim os pequenos estarão trabalhando não só a sua relação com o mundo, mas também dividindo espaços e experiências com outras pessoas”, pontua a psicóloga terapeuta cognitivo-comportamental, Valéria Rodrigues.


Outro fator lembrado pela especialista é que é interessante que os pais deixem que a criança conduza a brincadeira. “É importante ressaltar que a negociação entre pais e filhos durante a brincadeira deve existir, até mesmo para se ter claro o papel de cada um. Esse momento também é importante para que os pequenos aprendam a lidar com frustrações e perdas”, completa.

FONTE : Oficina das Palavras

Oficina das palavras:

GNet

Matérias Relacionadas

Saúde

Liberação do uso de máscaras deve iniciar por parques, praças e praias em SC

O Estado está organizado para suprir as necessidades em 2022, como o calendário vacinal, UTIs especificas e centros de recuperação pós-pandemia.
Liberação do uso de máscaras deve iniciar por parques, praças e praias em SC
Geral

Prefeitura de Guaramirim apoia Feira de Adoção de Animais que ocorre neste sábado

A feirinha de adoção de animais ocorre nas dependências da Sala Verde, ao lado da Biblioteca Pública Municipal
Prefeitura de Guaramirim apoia Feira de Adoção de Animais que ocorre neste sábado
Geral

Uvel Chevrolet recebe premiação inédita da General Motors do Brasil

A premiação Classe A é concedida a apenas 15% das mais de 600 concessionárias Chevrolet no Brasil
Uvel Chevrolet recebe premiação inédita da General Motors do Brasil
Geral

Maior cometa já identificado pela ciência está vindo em direção à Terra

Corpo celeste é mais de 30 vezes maior do que os cometas geralmente vistos pelos cientistas, ele tem 150 km de diâmetro.
Maior cometa já identificado pela ciência está vindo em direção à Terra
Ver mais de Geral