GERAL

Comlurb entra em greve no Rio, mas prefeitura garante 60% do efetivo com liminar

22 Abr 2019 - 15h39Por Denise Luna

Em greve desde meia-noite desta segunda-feira, 22, os empregados da Comlurb, empresa de limpeza urbana da prefeitura do Rio de Janeiro, reivindicam aumento salarial de 10% referente ao dissídio de 1º de março, quando começaram as negociações com a prefeitura da cidade, que acenou com ajuste da inflação, de 3,73% e outros benefícios.

A prefeitura do Rio informou que, mesmo com a greve, a Comlurb vai garantir a prestação dos serviços de limpeza urbana, após ter obtido liminar do desembargador do Trabalho, Angelo Galvão Zamorano, que determinou que o Sindicato de Asseio do Município do Rio de Janeiro mantenha um contingente mínimo de 60% do efetivo, ou cerca de 9 mil garis, para garantir os serviços indispensáveis à segurança da população.

Segundo a prefeitura, estão garantidos os serviços de coleta domiciliar, limpeza hospitalar, limpeza dos logradouros, limpeza e desentupimento de ralos e bueiros, limpeza de encostas e limpeza e preparo de alimentos nas escolas municipais (arts. 9 e 11, Lei 7783/89).

A liminar também garante que os trabalhadores que queiram sair com os caminhões de coleta de lixo possam fazê-lo sem ser intimidados por piquetes de grevistas. A multa diária é de R$ 60 mil, em caso de descumprimento, informou a Prefeitura.

A prefeitura ofereceu também aos trabalhadores benefícios como aumento do tíquete refeição/alimentação para R$ 736,48, concessão de insalubridade para os Agentes de Preparo de Alimentos de escolas municipais, na forma da lei, e conclusão da implantação do Plano de Carreiras, Cargos e Salários (PCCS).

Além do aumento salarial, os empregados da Comlurb querem também a implantação imediata do novo PCCS de forma integral, extensão do adicional de coleta para todos que fazem este trabalho, inclusão de outras funções no adicional de insalubridade e inclusão dos pais no auxílio-creche, segundo o Sindicato dos Empregados de Empresas de Asseio e Conservação do Município do Rio de Janeiro.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Número de acessos móveis no Brasil cresce e fecha 2020 com 234 milhões

Número é maior que população porque muitos têm mais de um chip
Número de acessos móveis no Brasil cresce e fecha 2020 com 234 milhões
Geral

Quem vai se vacinar também pode ajudar com um quilo de alimento

Campanha Vacina Ação Solidária inicia nesta terça-feira (6) no Pavilhão A do Parque Municipal de Eventos. Quem for se vacinar, pode levar um quilo de alimento não perecível. Se puder e quiser
Quem vai se vacinar também pode ajudar com um quilo de alimento
Saúde

Hemosc necessita de doações de sangue para manter estoques

A doação de sangue está funcionando com horário agendado previamente, que pode ser por telefone ou diretamente no site
Hemosc necessita de doações de sangue para manter estoques
Saúde

Guaramirim inicia campanha para doação de alimentos durante vacinação do coronavírus

A doação é opcional, não sendo obrigatória para quem for receber a vacina
Guaramirim inicia campanha para doação de alimentos durante vacinação do coronavírus
Ver mais de Geral