IPTU – 11/03 até 31/03
GERAL

Comlurb entra em greve no Rio, mas prefeitura garante 60% do efetivo com liminar

22 Abr 2019 - 15h39Por Denise Luna

Em greve desde meia-noite desta segunda-feira, 22, os empregados da Comlurb, empresa de limpeza urbana da prefeitura do Rio de Janeiro, reivindicam aumento salarial de 10% referente ao dissídio de 1º de março, quando começaram as negociações com a prefeitura da cidade, que acenou com ajuste da inflação, de 3,73% e outros benefícios.

A prefeitura do Rio informou que, mesmo com a greve, a Comlurb vai garantir a prestação dos serviços de limpeza urbana, após ter obtido liminar do desembargador do Trabalho, Angelo Galvão Zamorano, que determinou que o Sindicato de Asseio do Município do Rio de Janeiro mantenha um contingente mínimo de 60% do efetivo, ou cerca de 9 mil garis, para garantir os serviços indispensáveis à segurança da população.

Segundo a prefeitura, estão garantidos os serviços de coleta domiciliar, limpeza hospitalar, limpeza dos logradouros, limpeza e desentupimento de ralos e bueiros, limpeza de encostas e limpeza e preparo de alimentos nas escolas municipais (arts. 9 e 11, Lei 7783/89).

A liminar também garante que os trabalhadores que queiram sair com os caminhões de coleta de lixo possam fazê-lo sem ser intimidados por piquetes de grevistas. A multa diária é de R$ 60 mil, em caso de descumprimento, informou a Prefeitura.

A prefeitura ofereceu também aos trabalhadores benefícios como aumento do tíquete refeição/alimentação para R$ 736,48, concessão de insalubridade para os Agentes de Preparo de Alimentos de escolas municipais, na forma da lei, e conclusão da implantação do Plano de Carreiras, Cargos e Salários (PCCS).

Além do aumento salarial, os empregados da Comlurb querem também a implantação imediata do novo PCCS de forma integral, extensão do adicional de coleta para todos que fazem este trabalho, inclusão de outras funções no adicional de insalubridade e inclusão dos pais no auxílio-creche, segundo o Sindicato dos Empregados de Empresas de Asseio e Conservação do Município do Rio de Janeiro.

Matérias Relacionadas

Geral

Caixa libera saque do FGTS para moradores afetados pelas chuvas em Guaramirim e Blumenau

Em Guaramirim, saque do FGTS está liberado até 16 de junho
Caixa libera saque do FGTS para moradores afetados pelas chuvas em Guaramirim e Blumenau
Geral

Conferência Municipal de Saneamento Básico ocorre nesta quinta-feira (20) em Jaraguá do Sul

O evento será no auditório do Samae e tem como objetivo apresentar e discutir a revisão do Plano Municipal de Saneamento
Conferência Municipal de Saneamento Básico ocorre nesta quinta-feira (20) em Jaraguá do Sul
Política

Deputado Lunelli defende projeto de internação involuntária de dependentes químicos em SC

O parlamentar comentou sobre a importância do enfrentamento à crise da dependência química e sua relação com a situação dos moradores de rua no estado
Deputado Lunelli defende projeto de internação involuntária de dependentes químicos em SC
Geral

Samae fará manutenção na rede de drenagem da Rua Feliciano Bortolini

O serviço começa a ser executado na quinta-feira (20), a partir das 22h
Samae fará manutenção na rede de drenagem da Rua Feliciano Bortolini
Ver mais de Geral