Geral

Com greve confirmada, estações de trem estão fechadas em Porto Alegre

21 Mai 2012 - 13h30

A greve dos metroviários está confirmada em Porto Alegre e na Região Metropolitana. Na manhã desta segunda-feira (21), as estações da Trensurb estão com as portas fechadas com cartazes informando sobre a decisão do sindicato da categoria, o Sindimetrô. A paralisação vai durar 24 horas, de acordo com a decisão tomada em assembleia realizada na tarde de quinta-feira (17).


Na semana passada, uma liminar da Justiça do Trabalho determinou o funcionamento pleno do serviço das 5h30 às 8h30 e das 17h30 às 20h30 no dia da paralisação. Uma multa de R$ 70 mil por horário descumprido foi fixada para o caso de desobediência. A primeira viagem dos trens deveria partir às 5h, de acordo com a tabela de horários da empresa, mas não há previsão de abertura nesta segunda.

"Estamos totalmente parados, a adesão da categoria é unânime, os trens não circulam. Estamos nos reunindo e avaliando o movimento", disse o secretário-geral do Sindimetrô-RS, Clóvis Pinheiro em entrevista à Rádio Gaúcha. " A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) prepararam uma operação especial com reforço nas linhas de ônibus para amenizar transtornos principalmente nas saídas da Região Metropolitana em direção à capital gaúcha. No entanto, os motoristas encontram congestionamentos principalmente na BR-116, com 16 km de lentidão. Já os ônibus estão lotados.

Os funcionários do Trensurb reivindicam um reajuste salarial de 21,51%. A categoria disse que apresentou a proposta há mais de 60 dias, mas não recebeu resposta. Já a empresa alega que o processo de negociação estava em andamento e que foi pega de surpresa pela paralisação.

Uma média de 180 mil pessoas utiliza o transporte diariamente, segundo a empresa.


Em outros estados
Funcionários metroviários de João Pessoa (PB), Maceió (AL), Natal (RN), Belo Horizonte (MG) e Recife (PE) estão em greve por tempo indeterminado. A categoria negocia com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), ligada ao Ministério das Cidades. As composições da empresa envolvem trens urbanos em João Pessoa, Maceió e Natal e trens urbanos e metrôs em Belo Horizonte e Recife.

São Luís (MA) passa por uma greve de rodoviários e o Sindicato dos Metroviários de São Paulo decidiu em assembleia que a categoria cruza os braços em 23 de maio.

GLOBO.COM.BR

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Moradores de Guaramirim ficarão sem fornecimento de água na terça-feira

Os trabalhos consistem no desligamento do transformador da ETA para fazer a troca da fiação de saída do transformador que alimenta toda a estação
Moradores de Guaramirim ficarão sem fornecimento de água na terça-feira
Geral

Média histórica do Auxílio-Cidadão de Jaraguá apresenta nova elevação em março

Desde o início da pandemia, o número de benefícios mensais concedidos se mantém acima da média de três mil. Em 2021, o valor investido é de quase R$ 1,4 milhão
Média histórica do Auxílio-Cidadão de Jaraguá apresenta nova elevação em março
Geral

Estabelecimentos turísticos podem usar cadastros gratuitos para divulgação

Cadastur e Viaje+SC dão visibilidade aos estabelecimentos em todo o País e fora dele
Estabelecimentos turísticos podem usar cadastros gratuitos para divulgação
Geral

Companhia aérea é condenada a indenizar casal de Jaraguá por dano moral

Casal pagou por poltronas mais confortáveis, em viagem para os EUA, mas não conseguiu usar
Companhia aérea é condenada a indenizar casal de Jaraguá por dano moral
Ver mais de Geral