GERAL

CMN autoriza prorrogação de vencimentos de dívidas para produtores de Brumadinho

27 Fev 2019 - 19h54Por Fabrício de Castro

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou nesta quarta-feira, 27, em reunião ordinária, autorização para prorrogar o vencimento de operações de crédito rural contratadas por produtores rurais e agricultores familiares das regiões atingidas pelo rompimento de barragem no município de Brumadinho, em Minas Gerais. Uma barragem da Vale rompeu-se em 25 de janeiro no município mineiro.

"O rompimento/colapso da Barragem nº 1 da Mina Córrego do Feijão, da mineradora Vale, em Brumadinho (MG), além de ter sido uma tragédia humana, causou graves danos ambientais e econômicos, cujas consequências negativas afetaram produtores rurais e agricultores familiares de diversos municípios da região", pontuou o Ministério da Economia em nota divulgada nesta quarta-feira, sobre a decisão do CMN.
Para evitar uma situação de inadimplência dos produtores, "o CMN autorizou as instituições financeiras a prorrogarem o vencimento das parcelas de operações de crédito rural com recursos controlados para até 1º/7/2019".

Conforme o Ministério da Economia, terão direito à prorrogação apenas os produtores rurais e os agricultores familiares com atividades prejudicadas pelo rompimento da barragem, "conforme laudo de entidades oficiais responsáveis".

"A prorrogação se aplica às parcelas de financiamento vencidas e vincendas no período de 25/1 a 30/6/2019, que podem atingir 2.750 operações, conforme estimativa dos principais bancos operadores, sendo cerca de 60% delas de responsabilidade de agricultores familiares", informou o ministério. "Assim, os mutuários enquadrados na medida terão tempo adicional para regularizar sua situação junto à instituição financeira."

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Tragédia: pai, mãe e dois filhos morrem carbonizados em SC

A tragédia ocorreu por volta das 6h30, em uma casa de madeira
Tragédia: pai, mãe e dois filhos morrem carbonizados em SC
Geral

Idoso morre eletrocutado no Norte de SC

A suspeita é de que o idoso tenha colocado a mão na cerca elétrica.
Idoso morre eletrocutado no Norte de SC
Geral

Incêndio em residência mobiliza bombeiros no bairro Jaraguá Esquerdo

Fato ocorreu às 19h20 desta sexta-feira (7)
Incêndio em residência mobiliza bombeiros no bairro Jaraguá Esquerdo
Geral

Tamanduá-mirim é resgatado após invadir residência em Schroeder

A ocorrência foi registrada pelos bombeiros voluntários às 5h13 desta sexta-feira (7)
Tamanduá-mirim é resgatado após invadir residência em Schroeder
Ver mais de Geral