vacina
GERAL

Clara Nunes versus Marielle: é o Rio de Portela e Mangueira

04 Mar 2019 - 09h17Por Fábio Grellet

A segunda noite de desfiles da elite do Rio acontece a partir das 21h15, no sambódromo carioca. As duas exibições cercadas de maior expectativa são de Mangueira e Portela, também as duas escolas de maior torcida. O samba da Mangueira cita a vereadora carioca Marielle Franco, assassinada há um ano, e se popularizou de forma inédita na década - é dos mais cantados em blocos de rua. A escola vai contar a história do Brasil do ponto de vista de heróis populares que não figuram nos livros didáticos. O samba da Portela já não faz tanto sucesso, mas o enredo rende muitos aplausos ao homenagear Clara Nunes.

O tom de crítica social é o mesmo que fez sucesso no desfile do ano passado, quando a Beija-Flor foi campeã - com um enredo sobre as mazelas do Brasil -, a Paraíso do Tuiuti alcançou o vice-campeonato - criticando os políticos e exibindo um presidente da República com feições de vampiro, menção velada a Michel Temer (MDB) - e a Mangueira fez críticas ao prefeito.

Logo de início, a São Clemente vai repetir sua exibição de 1990, "E o Samba Sambou", uma crítica cada vez mais atual às mudanças que a profissionalização do desfile impôs às agremiações. Haverá menção ao troca-troca de carnavalescos, intérpretes e outros profissionais, ditado pelo dinheiro, e aos camarotes organizados por empresas, que oferecem atrações musicais próprias e deixam as escolas em segundo plano.

Em um carro alegórico estará retratada a dupla César Menotti e Fabiano - em 2018, Menotti afirmou que samba era "coisa de bandido" e depois se desculpou. Também não faltarão críticas ao prefeito Marcelo Crivella, que cortou 75% da verba distribuída às escolas. Um dos carros alegóricos estará propositalmente incompleto, em alusão à falta de dinheiro.

A Vila Isabel, na sequência, vai exaltar a cidade de Petrópolis, e as expectativas são as estreias do carnavalesco Edson Pereira, campeão da Série A (segunda divisão) em 2018 pela Viradouro, e do coreógrafo Patrick Carvalho, muito aplaudido pela comissão de frente da Paraíso do Tuiuti.

Rosa

Na Portela, a tarefa de homenagear Clara Nunes foi atribuída à campeoníssima Rosa Magalhães, sete vezes vencedora do desfile (1982, 1994, 1995, 1999, 2000, 2001 e 2013). Além de retratar a vida da cantora, a escola também vai exaltar Madureira, bairro da zona norte onde a escola tem sede.

Já a União da Ilha vai falar sobre o Ceará, usando as obras de Rachel de Queiroz (1910-2003) e José de Alencar (1829-1877), ambos nascidos em Fortaleza. Cerca de 15 mil peças do artesanato local vão decorar carros e fantasias. E o Ceará também estará presente no desfile da Paraíso do Tuiuti, que, mantendo a temática aplaudida no ano passado, desta vez vai criticar os políticos por meio do bode Ioiô, "eleito" vereador em Fortaleza em 1922. Um carro alegórico vai retratar políticos de terno e gravata, mas com cabeças de ratos, porcos, moscas e outros bichos. Uma ala exibirá a disputa entre o "bode da resistência" e "coxinhas", os críticos da esquerda.

Sob o comando do talentoso carnavalesco Leandro Vieira, a Verde e Rosa - cujo presidente, o deputado estadual Chiquinho da Mangueira, está preso desde novembro acusado de envolvimento em um esquema de propinas - vai homenagear personagens que ajudaram a construir a história do Brasil, mas não foram reconhecidos. Em geral, são índios, negros e pobres.

Além de Marielle (negra oriunda de uma favela e casada com outra mulher que ganhou destaque ao defender minorias na Câmara Municipal), o enredo menciona personagens como Dandara, mulher de Zumbi dos Palmares, e Chico da Matilde, abolicionista que em 1881, no Ceará, liderou uma resistência contra a escravidão. Por fim, o desfile será encerrado pela Mocidade, que vai discorrer sobre o tempo e as formas criadas pelo homem para controlá-lo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Matérias Relacionadas

Geral

Bombeiros Voluntários promovem simulado de incêndio no hospital, em Guaramirim

Ação vai mobilizar caminhões e ambulâncias da equipe
Bombeiros Voluntários promovem simulado de incêndio no hospital, em Guaramirim
Geral

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

A confirmação foi feita por meio de uma publicação nas redes sociais do grupo de pagode
Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio
Política

40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim

Os vereadores destacaram os inúmeros moradores do município que tiveram a atenção médica do Dr. Vicente e os recursos e obras que o deputado tem conquistado para Guaramirim e região
40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim
Geral

Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul

O evento vai iniciar às 15h e contará com shows, atividades esportivas, culturais, apresentações do Programa Bolsa Cultural, brinquedos infláveis, serviços gratuitos, além de foodtrucks e cervejarias
Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul
Ver mais de Geral