transito
Geral

Circulação marítima traz chuva frequente e persistente para Santa Catarina

Além da persistência da chuva, em alguns momentos ela pode ocorrer com forte intensidade, trazendo risco moderado para deslizamentos e risco alto para alagamentos

11 Abr 2024 - 11h31Por Janici Demetrio
Circulação marítima traz chuva frequente e persistente para Santa Catarina - Crédito: Ricardo Wolffenbüttel / SECOM Crédito: Ricardo Wolffenbüttel / SECOM

Santa Catarina começou a segunda semana de abril com tempo estável e bastante sol e calor, mas há mudanças previstas para acontecer com o retorno da chuva para todas as regiões do estado.

A partir desta quinta-feira (11) a circulação marítima (que traz umidade do mar para o continente) começa a influenciar o tempo no Litoral Sul. A partir da tarde, esta influência se estende para a Grande Florianópolis, Baixo e Médio Vale do Itajaí e Litoral Norte, resultando em chuva persistente nestas áreas. O risco é baixo a moderado para alagamentos. No Grande Oeste, Planaltos e Alto Vale do Itajaí, há previsão de temporais isolados acompanhados de chuva pontualmente intensa entre a tarde e à noite, com risco baixo a moderado para ocorrência de alagamentos pontuais. 

Entre sexta-feira (12) e sábado (13) a circulação marítima é reforçada por outras instabilidades na atmosfera e, por isso, a chuva se mantém persistente no Litoral e áreas próximas. Cabe destacar que, além da persistência da chuva, em alguns momentos ela pode ocorrer com forte intensidade, trazendo risco moderado para deslizamentos e risco alto para alagamentos, além da possibilidade de elevação nos níveis de cursos d’água menores, como riachos e ribeirões, podendo ocorrer extravasamentos. Já entre o Grande Oeste e os Planaltos, o tempo permanece com predomínio da nebulosidade e de chuva intercalada com períodos de melhoria ao longo de todo o dia.

A tendência é que no domingo (14) e no início da próxima semana, a circulação marítima siga atuando sobre o Leste catarinense, mantendo o céu encoberto e com chuva persistente no Litoral e áreas próximas. A circulação marítima perde força a partir de terça-feira, 16, após a passagem de uma frente fria por Santa Catarina.

Destaca-se que, por ser um evento de chuva e persistente, os possíveis riscos para alagamentos, deslizamentos e enxurradas vão se elevando com o passar dos dias. Por isso, acompanhe a atualização dos Avisos e Alertas meteorológicos emitidos pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil.

Recomendações para a população

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nossos grupos do WhatsApp ou no Telegram

Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas

Insta: @radiojaragua

Face: /fmjaragua

Site: www.diariodajaragua.com.br

Matérias Relacionadas

Geral

Jamail Máquinas e Ferramentas completa 45 anos de história

Com sede em Jaraguá do Sul e filial em Massaranduba, a Jamail oferece uma vasta gama de produtos
Jamail Máquinas e Ferramentas completa 45 anos de história
Geral

Primeiro dia de vacinação contra a Pólio teve 58 doses aplicadas em Jaraguá do Sul

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite é voltada a crianças menores de cinco anos de idade
Primeiro dia de vacinação contra a Pólio teve 58 doses aplicadas em Jaraguá do Sul
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa terça-feira (28).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Campanha SOS-RS arrecada donativos em 20 pontos de Jaraguá do Sul

Grupo se une para arrecadar doações e ajudar famílias gaúchas vítimas das enchentes
Campanha SOS-RS arrecada donativos em 20 pontos de Jaraguá do Sul
Ver mais de Geral