secel
Geral

Chuva segue em SC e semana tem risco de alagamentos e deslizamentos, aponta previsão

A circulação marítima é a principal responsável pelas chuvas nesta semana, atuando principalmente no transporte da umidade do oceano para as regiões costeiras.

23 Jan 2024 - 06h26Por Janici Demetrio
Chuva segue em SC e semana tem risco de alagamentos e deslizamentos, aponta previsão - Crédito: Divulgação Governo de SC Crédito: Divulgação Governo de SC

A semana começou chuvosa nesta segunda-feira (22), e assim deve continuar até pelo menos o sábado (27), com chuva persistente e por vezes intensa no Litoral de Santa Catarina e parte do Vale do Itajaí.

A circulação marítima é a principal responsável pelas chuvas nesta semana, atuando principalmente no transporte da umidade do oceano para as regiões costeiras. Até quarta-feira (24), o tempo segue nublado e com chuvas persistentes nas áreas litorâneas, podendo observar localidades com acumulados mais altos, em especial no Litoral Norte, entretanto, é importante destacar o período entre a quinta (25) e o sábado (27), para quando estão previstos acumulados entre 150 e 200 mm, com pontuais que podem superar estes valores. Estes volumes de precipitação resultam da atuação de um sistema de baixa pressão em médios níveis da atmosfera, também conhecido como vórtice ciclônico, que potencializa as chuvas provocadas pela circulação marítima. 

A persistência das chuvas faz com que o solo fique encharcado, portanto, os principais riscos previstos para esta semana estão relacionados a alagamentos e deslizamentos de terra. Nestas situações, é importante evitar o contato com as áreas alagadas e se manter em local abrigado. Para áreas de risco de deslizamentos, é importante se manter atento a qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências e à inclinação de postes e árvores. É recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros pelos telefones 199 ou 193, respectivamente. 

Nas demais regiões do estado, mais especificamente o Grande Oeste e Planaltos, o sol aparece entre nuvens e a chuva tende a ocorrer na forma de pancadas, principalmente entre as tardes e noites e acompanhadas por temporais isolados. Com a maior cobertura de nuvens a tendência é de uma semana com temperaturas amenas em comparação com as registradas nas últimas semanas, permanecendo com máximas entre 20°C e 26°C.

A Defesa Civil reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo. 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou no Telegram

Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas

Insta: @radiojaragua

Face: /fmjaragua

Site: www.diariodajaragua.com.br

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Guaramirim registra 84 milímetros de chuva em seis horas

Várias ruas da cidade ficaram alagadas por conta do temporal
Guaramirim registra 84 milímetros de chuva em seis horas
Geral

Defesa Civil contabiliza 13 ocorrências por conta da chuva em Jaraguá do Sul

De acordo com o órgão municipal, até às 16h choveu 93,6 milímetros na cidade.
Defesa Civil contabiliza 13 ocorrências por conta da chuva em Jaraguá do Sul
Geral

Chuva provoca alagamentos em Jaraguá do Sul e Guaramirim

Várias ruas ficaram alagadas nas duas cidades
Chuva provoca alagamentos em Jaraguá do Sul e Guaramirim
Ver mais de Geral