dengue 2
Geral

Chuva persiste em SC no mês de novembro, mas diminui o volume em relação a outubro

Em novembro a média da chuva deve variar de 130 a 180mm no Estado

31 Out 2023 - 16h43Por Janici Demetrio
  - Crédito: Arquivo / Divulgação - Crédito: Arquivo / Divulgação

A previsão da Epagri/Ciram para os próximos três meses indica que em novembro a chuva será frequente em Santa Catarina, mas o volume diminui em relação a outubro. Em dezembro e janeiro a chuva ocorre de forma mais irregular, como é característica de verão. O trimestre também será menos favorável aos ciclones extratropicais no litoral Sul do Brasil.

No mês de novembro a média mensal de chuva deve variar de 130 a 180mm no Estado – em outubro, somente na primeira quinzena, os totais ficaram acima de 300mm em boa parte das localidades do Meio Oeste ao Litoral. Em dezembro, a segunda quinzena é mais chuvosa em relação à primeira e a chuva se concentra especialmente no período da tarde e noite, em forma de pancadas passageiras típicas de verão. A média mensal em dezembro e janeiro varia de 140 a 200mm no Estado.

El Niño com intensidade forte
Para os próximos meses a previsão é de El Niño com intensidade forte, atingindo o pico máximo entre o fim da primavera e o verão, mas o fenômeno persiste durante todo o verão de 2023/2024.  De acordo com a meteorologista Marilene de Lima, o El Niño de intensidade forte aumenta o risco de eventos extremos com chuva forte e totais elevados em curto intervalo de tempo, temporais com raios, granizo e ventania.

Temperatura
A meteorologista Gilsânia Cruz prevê que o trimestre será quente, com temperatura próxima a acima da média climatológica em Santa Catarina.

“Em novembro a temperatura sobe pouco devido aos dias mais nublados e à chuva frequente, e ainda pode ocorrer um ou outro episódio de frio, com temperatura próxima de 0°C e formação de geada nas áreas altas do Planalto Sul. Já para os meses de dezembro e janeiro a previsão é de temperaturas mais altas, com dias consecutivos acima de 30ºC”, afirma ela.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou em nossa Comunidade e ainda no Telegram!

Matérias Relacionadas

Geral

Guaramirim registra 84 milímetros de chuva em seis horas

Várias ruas da cidade ficaram alagadas por conta do temporal
Guaramirim registra 84 milímetros de chuva em seis horas
Geral

Defesa Civil contabiliza 13 ocorrências por conta da chuva em Jaraguá do Sul

De acordo com o órgão municipal, até às 16h choveu 93,6 milímetros na cidade.
Defesa Civil contabiliza 13 ocorrências por conta da chuva em Jaraguá do Sul
Geral

Chuva provoca alagamentos em Jaraguá do Sul e Guaramirim

Várias ruas ficaram alagadas nas duas cidades
Chuva provoca alagamentos em Jaraguá do Sul e Guaramirim
Geral

(VÍDEO) Chuva provoca alagamento em ruas de Guaramirim

De acordo com a previsão da Defesa Civil, o domingo terá condições de chuva em todas as regiões de Santa Catarina. 
(VÍDEO) Chuva provoca alagamento em ruas de Guaramirim
Ver mais de Geral