Geral

Centenas de próteses 3D são distribuídas de graça em Curitiba

A ação faz parte do trabalho da Associação Dar a Mão

09 Nov 2019 - 15h00Por Da Redação
Centenas de próteses 3D são distribuídas de graça em Curitiba - Crédito: Reprodução RPC Paraná Crédito: Reprodução RPC Paraná

Voluntários de Curitiba criam e distribuem gratuitamente próteses de mãos, produzidas em impressoras 3D, para pessoas que precisam.

No final do mês de outubro, pessoas de diferentes estados do Brasil se encontraram no sul para receber próteses de graça.

A ação faz parte do trabalho da Associação Dar a Mão, que surgiu a partir da história da Geane Poteriko, que tem uma filha que nasceu sem uma das mãos, devido a uma síndrome rara.
 
A mãe conta que, ao vivenciar a necessidade da filha, decidiu criar um grupo para poder ajudar outras pessoas que passam pela mesma situação.

“É sinônimo de amor, de solidariedade e é uma maneira de mostrar que nós também podemos fazer algo pelo outro. É uma emoção muito grande saber que, a partir da história da minha filha, uma coisa muito boa nasceu”, conta Geane.

A prótese

A prótese é feita sob medida, em parceria com estudantes e professores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

O modelo desenvolvido leva em conta a dimensão de toda a extensão do braço de quem vai usar. A parte da mão abre e fecha, de acordo com os movimentos do cotovelo.

Segundo a associação, em três anos de ações, já foram entregues centenas de próteses gratuitamente.

Joedina Pacheco, mãe de uma menina de seis anos que recebeu uma prótese do grupo, agradeceu a ajuda e a oportunidade de ver a filha, pela primeira vez, poder segurar um copo com a mãe esquerda.

“Não tem explicação. A gente não tem palavras para descrever isso”, disse.

Fonte: SóNotíciaBoa


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Geral

Guaramirim está em alerta por conta da chuva, afirma Defesa Civil

A Defesa Civil de Guaramirim (DC) informa que está em alerta aos problemas que podem vir a ocorrer devido ao excesso de chuvas na cidade. Afirma que desde a tarde de segunda-feira (11) já foram atendidos diversos chamados.
Schützenfest

Compra antecipada de entrada para Schützenfest

A Comissão Central Organizadora anunciou que a bilheteria do Parque de Eventos estará aberta desta terça-feira até domingo, todos os dias, a partir das 14h
Compra antecipada de entrada para Schützenfest
Geral

Turbidez na água obriga Samae a desligar dois Sistemas Independentes

Os sistemas do Boa Vista e do Molha estão desligados e não há abastecimento de água naquelas regiões
Jaraguá do Sul

SINE divulga vagas de emprego disponíveis em Jaraguá do Sul

Interessados devem comparecer à agência Sine em Jaraguá do Sul, no piso térreo da Rodoviária
SINE divulga vagas de emprego disponíveis em Jaraguá do Sul
Ver mais de Geral