Geral

Católica SC abre inscrições para curso gratuito de inclusão digital

26 Jul 2016 - 14h18
Católica SC abre inscrições para curso gratuito de inclusão digital -

A capacitação, que ocorrerá aos sábados, é voltada para adultos e idosos que não têm conhecimentos básicos na área.

Serão seis encontros. Em Jaraguá do Sul, o curso  ocorre nas seguintes datas: 3, 10, 17 e 24 de setembro, e 8 e 22 de outubro, das 8h30 às 11h30.  As inscrições vão até o dia 24 de agosto e devem ser feitas pelo telefone (47) 3275-8330 ou diretamente no Setor de Projetos Comunitários (sala 2, bloco C). O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, das 13h às 17h e das 18h às 22h. A unidade está localizada na Rua dos Imigrantes, 500, Bairro Rau.


As aulas serão lecionadas por acadêmicos monitores de diferentes cursos da Instituição que participam do Projeto Comunitário – componente curricular que prevê o envolvimento dos estudantes durante 30 horas em projetos sociais.

Entre os assuntos que serão abordados estão: como ligar e desligar um computador, manuseio do mouse, criação e salvamento de arquivos, digitação básica de textos no Word, noções básicas de Excel, internet, e-mail e redes sociais.

Os objetivos do projeto estão focados em duas dimensões: social e pedagógica. De acordo com a assistente social do Projeto Comunitário, Ana Paula Fliegner dos Santos, a dimensão social permite o acesso ao conhecimento por uma parcela da população que, de outra forma, permaneceria excluída do mundo digital.


Já a parte pedagógica está relacionada à formação cidadã dos acadêmicos, através do relacionamento com a comunidade. “A experiência de ensinar, desperta o acadêmico para a prática da responsabilidade e do fazer a diferença”, comenta.

Desde que o projeto foi implantado em Jaraguá do Sul, em 2011, mais de 600 adultos e idosos foram atendidos. Em Joinville, a iniciativa é realizada há três anos e contabiliza cerca de 300 participantes. A assistentes social Ana Paula afirma que as aulas trazem aos participantes benefícios que vão além do aprendizado sobre a informática, como: a oportunidade de fazer novas amizades, a integração com outras pessoas e a atualização sobre o que acontece no mundo.

Matérias Relacionadas

Brasil

Planta unha-de-gato pode combater tumores, descobrem cientistas brasileiros

A planta está na lista medicinal do SUS há mais de 10 anos
Planta unha-de-gato pode combater tumores, descobrem cientistas brasileiros
Educação

Carregador de celular com energia solar é criado por alunos de 13 anos

Bruno Henrique Muniz Meira e Gabriel Guimarães Prates, ambos com 13 anos, estudam no 8º ano da Escola Estadual João Arruda Brasil
Carregador de celular com energia solar é criado por alunos de 13 anos
Geral

Brasileira selecionada para missão espacial poderá ser 1ª astronauta do país

Dos seis jovens escolhidos, entre profissionais de várias nacionalidades, cinco são mulheres
Brasileira selecionada para missão espacial poderá ser 1ª astronauta do país
Puchalski

Corupá vai sediar simulado para contingência de praga em banana

As atividades acontecerão em propriedades produtoras de banana onde os participantes executarão os procedimentos previstos para a contenção da doença. As ações desenvolvidas serão discutidas para posterior elaboração do relatório do Exercício Simulado.
Corupá vai sediar simulado para contingência de praga em banana
Ver mais de Geral