Geral
Candidata de Rincão é barrada por ser irmã de prefeito de Içara
O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina decidiu na quinta-feira (23), por unanimidade, manter a sentença da 79ª Zona Eleitoral que indeferiu o pedido de registro da candidata a vereadora Dolores da Luz Silva (PMDB), de Balneário Rincão, por ser irmã do atual prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz (PMDB), e assim se encontrar inelegível pelo artigo 14, parágrafo 7°, da Constituição da República.
Da decisão, disponível no Acórdão 27.060, cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No recurso ao TRESC, a candidata argumentou que tem condições de concorrer ao cargo, pois está se candidatando para vereadora em um município diferente do qual seu irmão é prefeito. O relator do caso, desembargador Eládio Torret Rocha, votou pelo desprovimento do recurso, tendo, entre os fundamentos, a Súmula 12 do TSE, a qual diz que "são inelegíveis, no município desmembrado, e ainda não instalado, o cônjuge e os parentes consanguíneos ou afins, até o 2º grau ou por adoção, do prefeito do município-mãe".
Como Balneário Rincão, emancipado de Içara, concretizará o seu processo de institucionalização com a realização de seu 1º pleito neste ano, o relator citou jurisprudência da Corte Superior Eleitoral para afirmar que a candidata está "efetivamente inelegível" e o fato de ela disputar um cargo diferente do que aquele exercido pelo irmão no município-mãe não afasta essa condição.
Por Stefany Alves / Rodrigo Brüning Schmitt
Assessoria de Imprensa do TRESC
Matérias Relacionadas
Geral
Topsun é eleita pela WEG a melhor integradora de energia solar do Brasil
Empresa jaraguaense disputou com integradores WEG do Sul ao Norte do Brasil

Geral
Casa enxaimel mais antiga de Jaraguá do Sul começa a ser desmontada para restauração
A Sociedade Aliança se colocou à disposição para receber esse imóvel restaurado

Geral
Pets esperam novo lar em nova Feira de Adoção da Fujama, em Jaraguá do Sul
Serão 13 animais, entre cães e gatos, machos e fêmeas, adultos e filhotes de todos os portes, que estarão expostos na dependências da clínica Bicho Urbano neste sábado (14)

Geral
TCE identifica indício de irregularidade em mais de 18 mil bolsas do Universidade Gratuita
Foi possível apurar que essas inconsistências podem indicar o valor em risco de R$ 324 milhões. Os números foram apresentados na sessão de quarta-feira (11), pelo conselheiro substituto Gerson dos Santos Sicca, relator temático da Educação no TCE/SC
