secel
Geral

Calor se intensifica e SC terá temperaturas próximas dos 40ºC

Entre quinta e segunda-feira, as temperaturas devem ficar entre 2,5°C e 5°C acima da média em Santa Catarina, com os maiores desvios ocorrendo nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul.

14 Dez 2023 - 10h39Por Janici Demetrio
Calor se intensifica e SC terá temperaturas próximas dos 40ºC - Crédito: Ricardo Wolffenbuttel/Secom Crédito: Ricardo Wolffenbuttel/Secom

As temperaturas voltam a subir ao longo dos próximos dias em Santa Catarina. Uma massa de ar quente ganha força sobre grande parte do Brasil e, aqui no estado, as temperaturas mais altas devem ser registradas entre a próxima sexta-feira (15) e o final de semana,16 e 17. Em áreas do Litoral Sul e do Extremo Oeste, as máximas devem se aproximar dos 40°C. 

A partir desta quinta-feira (14), as temperaturas começam a subir, com sensação de abafamento inclusive na madrugada, com marcas entre 14°C e 17°C entre os planaltos e o Meio Oeste e entre 19°C e 24°C em áreas do Extremo Oeste e Litoral Sul. À tarde, as temperaturas máximas ficam entre 34°C e 36°C no Litoral Sul e Extremo Oeste e na casa dos 30°C nas demais regiões. Entre os dias 14 e 18 de dezembro, as temperaturas devem ficar entre 2,5°C e 5°C acima da média em Santa Catarina, com os maiores desvios ocorrendo nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul.

Entre sexta-feira (15) e o domingo (17) o fluxo de ar quente do norte do país se intensifica sobre o estado. Neste período, as temperaturas máximas variam de 35°C a 39°C em áreas do Extremo Oeste e Litoral Sul e de 28°C a 34°C nas demais regiões.  Além disso, entre quinta (14) e domingo (17) a combinação de calor e umidade favorecem, a partir do período da tarde, a formação de pancadas de chuva e temporais isolados pelo estado, típicos de verão.

 A partir de segunda-feira (18) e principalmente da terça-feira (19) da próxima semana, a aproximação e passagem de uma frente fria favorece a ocorrência de pancadas de chuva e temporais de forma mais abrangente pelo estado. Além disso, a passagem desse sistema também deve interromper a sequência de dias mais quentes, com a redução das temperaturas em todas as regiões. 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou no Telegram

Matérias Relacionadas

Geral

Guaramirim registra 84 milímetros de chuva em seis horas

Várias ruas da cidade ficaram alagadas por conta do temporal
Guaramirim registra 84 milímetros de chuva em seis horas
Geral

Defesa Civil contabiliza 13 ocorrências por conta da chuva em Jaraguá do Sul

De acordo com o órgão municipal, até às 16h choveu 93,6 milímetros na cidade.
Defesa Civil contabiliza 13 ocorrências por conta da chuva em Jaraguá do Sul
Geral

Chuva provoca alagamentos em Jaraguá do Sul e Guaramirim

Várias ruas ficaram alagadas nas duas cidades
Chuva provoca alagamentos em Jaraguá do Sul e Guaramirim
Geral

(VÍDEO) Chuva provoca alagamento em ruas de Guaramirim

De acordo com a previsão da Defesa Civil, o domingo terá condições de chuva em todas as regiões de Santa Catarina. 
(VÍDEO) Chuva provoca alagamento em ruas de Guaramirim
Ver mais de Geral