transito
Geral

Boi de Mamão se despede em Noite de Gala na Scar

Programação que comemorou os 30 anos do folguedo na EMEB Ribeirão Molha fechou nesta terça-feira, com o teatro lotado

30 Ago 2023 - 11h05Por Janici Demetrio
Boi de Mamão se despede em Noite de Gala na Scar - Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul

A despedida da programação de 30 anos do Boi de Mamão encantou o público que lotou o Grande Teatro da Sociedade Cultura Artística de Jaraguá do Sul, na noite desta terça-feira (29). A temporada de apresentações do Boi de Mamão da Escola Municipal de Educação Básica Ribeirão Molha iniciou na semana passada, sendo assistido por estudantes da rede municipal, em duas sessões diárias e também no Dia da Família na Escola, promovido pela Semed, no último sábado (26). Já nesta terça-feira, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, ofereceu o espetáculo aos pais e convidados, com o objetivo de enaltecer a tradição folclórica, trazida pelos açorianos no período colonial e que há 30 anos é mantida na EMEB Ribeirão Molha, localizada no bairro Rio Molha, onde a cultura está enraizada.

A noite foi de emoção e de homenagens. Em seu pronunciamento, a secretária de Educação, Emanuela Christian Wolff, disse que a comemoração dos 30 anos do Boi, no palco da Scar, superou as expectativas.

“A noite de hoje fecha um ciclo que talvez nem a professora Beth (idealizadora do projeto na escola) tivesse noção do tamanho que ia se formar. E aqui estamos nós. A peça do Folguedo do Boi foi apresentada durante quatro dias e esse teatro ficou lotado durante os quatro dias, o que nos deixou orgulhosos e emocionados”, destacou a secretária. Outro emocionante foi a exibição de um vídeo comemorativo dos 30 anos do Boi de Mamão na EMEB Ribeirão Molha. Muitos pais presentes no teatro já passaram pelo Boi enquanto alunos da Escola Municipal Ribeirão Molha e agora estão assistindo seus filhos participando da encenação. 

Após a exibição do vídeo, foram homenageadas pessoas que fizeram parte ou ainda contribuem para a manutenção desta tradição, como ex-diretora da EMEB Ribeirão Molha, professores de teatro, de dança, de percussão, e voluntários como Irineu Pawlak e Rosinei Zuculoto da Silva, que são agentes de limpeza e conservação da escola e que participam ativamente do Boi. Da mesma forma, a Escola Ribeirão Molha, por meio do atual diretor Valdinei Tait, e a ex-diretora Maria Elisabete Pedrotti, receberam um quadro contendo a Moção de Aplauso aprovada pela Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. O documento foi entregue pelo presidente do Legislativo, Luis Fernando Almeida. 

O Folguedo do Boi de Mamão em Jaraguá do Sul começou com Manoel Rosa, conhecido por Manequinha, que trouxe a brincadeira ao município como tradição da cultura afrodescendente. Manequinha também foi um dos homenageados na comemoração dos 30 anos do Boi, tendo sido representado por um aluno/ator que fez várias intervenções durante a peça e também em forma de boneco gigante. 

Ao final do espetáculo, a secretária de Educação, Emanuela Wolff, fez questão de agradecer todas as pessoas envolvidas no projeto, destacando a artista Mery Petty, que auxiliou na confecção dos primeiros bonecos do Boi de Mamão. 

A programação dos 30 anos do Boi de Mamão da EMEB Ribeirão Molha teve nove apresentações no Grande Teatro da Scar, com lotação total, além de uma Noite de Gala, no mesmo local, e uma apresentação na própria escola, no último sábado (26). A Noite de Gala foi transmitida ao vivo pelo canal da Prefeitura de Jaraguá do Sul no YouTube e está disponível para quem quiser assistir. A organização calcula que cerca de 12 mil pessoas tiveram a oportunidade de assistir às apresentações.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou em nossa Comunidade e ainda no Telegram!

Matérias Relacionadas

Geral

Chuva provoca alagamentos em Jaraguá do Sul e Guaramirim

Várias ruas ficaram alagadas nas duas cidades
Chuva provoca alagamentos em Jaraguá do Sul e Guaramirim
Geral

(VÍDEO) Chuva provoca alagamento em ruas de Guaramirim

De acordo com a previsão da Defesa Civil, o domingo terá condições de chuva em todas as regiões de Santa Catarina. 
(VÍDEO) Chuva provoca alagamento em ruas de Guaramirim
Geral

Jaraguá do Sul registra 69 milímetros de chuva em seis horas

O temporal provocou alagamentos em diversas ruas da cidade.
Jaraguá do Sul registra 69 milímetros de chuva em seis horas
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Ver mais de Geral