dengue 2
Banco de leite do Hospital Jaraguá

Banco de leite do Hospital Jaraguá recebe certificado de excelência internacional

18 Nov 2015 - 10h22

O Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Jaraguá foi um dos nove bancos de leite catarinenses a receber, ainda na semana passada, uma certificação de excelência internacional, apontando que cumpre os requisitos do Sistema de Informação da Rede Brasileira (Rede BLH) e do Programa Iberoamericano em Bancos de Leite Humano. A distinção foi concedida, também, a outros bancos de leite do estado. No Norte catarinense, além da unidade jaraguaense, os bancos de leite “Alimente uma Vida”, de Mafra, do hospital Darcy Vargas, de Joinville e do hospital de Rio Negrinho também receberam o certificado.


Sobre os bancos de leite humano

O leite materno é o alimento ideal para as crianças pequenas, e sua utilização está relacionada a uma redução da desnutrição e da mortalidade infantil. Os Bancos de Leite Humano, mais do que simples fornecedores de leite materno, são elementos importantes e estratégicos da política em favor da amamentação. Eles fazem parte da recém-aprovada Política Nacional de Atenção Integral à Saúdeda Criança e Aleitamento Materno, sendo contemplados na estratégia Rede Cegonha, que expande e qualifica a assistência prestada às gestantes e aos bebês pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

No Brasil, destaca-se a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (Rede BLH), que garante atendimento de excelência, e a distribuição de um produto seguro para as mães e seus recém-nascidos. São 218 bancos de leite, e 155 postos de coleta, que compõem a maior rede de bancos de leite do mundo.


Em Santa Catarina, há 13 bancos de leite  e 4 postos de coleta cadastrados na Rede BLH. Em 2014, quase 73 mil mulheres catarinenses foram atendidas, das quais 5 mil doaram cerca de 8 mil litros de leite humano que beneficiaram 6,3 mil recém-nascidos doentes ou prematuros.

Matérias Relacionadas

Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101

O animal teria viajado por 73 quilômetros sob o veículo
PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quinta-feira (25).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos

Alguns exemplos de multipropriedade são os resorts, hotéis, flats e condomínios. Essa modalidade, apesar de atraente, apresenta peculiaridades e desafios no âmbito do Direito Civil
Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos
Ver mais de Geral