maio amarelo
Geral

Até 500 voos podem ser cancelados hoje na Europa devido a cinzas de vulcão islandês

24 Mai 2011 - 11h37

Cerca de 500 voos comerciais na Irlanda do Norte, Escócia e região escandinava podem ser cancelados nesta terça-feira devido à disseminação de cinza proveniente de um vulcão na Islândia, informou a Eurocontrol - entidade europeia de segurança aérea. A passagem da nuvem de cinzas lançada na atmosfera pelo Grimsvotn nos céus da Escócia e Irlanda já provocou o cancelamento de 252 voos, segundo a Eurocontrol.

Na manhã desta terça, as cinzas também alcançaram o sudoeste da Noruega, mas o tráfego aéreo neste país sofreu apenas perturbações menores, indicou a Avinor, que opera os aeroportos noruegueses.

- A nuvem chegou à Escócia e ao norte da Irlanda, e as companhias aéreas decidiram não voar nas zonas vermelhas de forte densidade de cinzas - explicou Brian Flynn, chefe de operações da Eurocontrol.

Em média, mais de 30 mil voos são feitos na Europa diariamente durantes esta época do ano.


Flynn não espera que a visita do presidente americano Barack Obama à Europa seja afetada pelas cinzas. Contudo, a ameaça de mais interrupções aéreas fez com que o presidente adiantasse em um dia sua ida de Dublin (Irlanda) a Londres, primeiras paradas de seu giro pela Europa esta semana.

Depois da paralisia provocada em abril de 2010 pelas cinzas de outro vulcão islandês, o Eyjafjoll, as autoridades estabeleceram três zonas - azul, cinza e vermelha - para evitar que esta situação se repetisse. Antes, as medidas de segurança impunham a cada país o fechamento do espaço aéreo a partir do momento em que a nuvem de cinzas se aproximasse.

- No fim do dia, a nuvem deve chegar ao sul da Escandinávia, Dinamarca e algumas partes da Alemanha. Depois, seguirá para o sul e afetará França e Espanha, ainda é difícil saber quando - acrescentou Flynn.

Na Dinamarca, as cinzas fecharam o espaço aéreo por seis quilômetros a noroeste do país. Embora não haja aeroportos nesta área, as cinzas estão causando atrasos e cancelamentos no aeroporto de Copenhague.

O vulcão Grimsvotn, o mais ativo da Islândia, registrou no sábado passado a erupção inicial mais violenta dos últimos cem anos, provocando uma imensa nuvem de cinzas. Especialistas dizem, porém, que o Grimsvotn não deve causar tantos problemas: além de a erupção atual ter menor escala, suas cinzas são maiores e, por isso, caem mais rapidamente.

Fonte: AP E AFP

Matérias Relacionadas

Geral

Nível da água não baixa e mais bairros de Porto Alegre ficam alagados

Bombas da prefeitura foram desligadas por causa de inundação
Nível da água não baixa e mais bairros de Porto Alegre ficam alagados
Geral

Professor Paulo Moretti fala sobre a carreira de educador em Jaraguá do Sul 

Em entrevista à Rádio Jaraguá, ele também comentou as transformações na cidade ao longo das décadas e a importância da emissora para o Município
Professor Paulo Moretti fala sobre a carreira de educador em Jaraguá do Sul 
Geral

Campanha incentiva doação de leite materno para recém-nascidos

Meta é ampliar em 5% a oferta desse leite a bebês internados
Campanha incentiva doação de leite materno para recém-nascidos
Saúde

Centro de Atendimento Dengue registra dia de maior movimento

Nessa segunda-feira (6), foram feitos mais de 820 atendimentos e 116 pessoas precisaram de hidratação
Centro de Atendimento Dengue registra dia de maior movimento
Ver mais de Geral