transito
Geral

Após trégua, SC volta a ter previsão de chuva

Confira a previsão da Epagri/Ciram

22 Nov 2023 - 10h48Por Janici Demetrio
Após trégua, SC volta a ter previsão de chuva  - Crédito: Arquivo Rádio Jaraguá Crédito: Arquivo Rádio Jaraguá

Uma nova frente fria se formou sobre a região Sul e vai provocar temporais em Santa Catarina e Rio Grande do Sul a partir desta quarta-feira (22).  

Confira a previsão da Epagri/Ciram. 

Na quarta-feira (22), uma frente fria associada a um sistema de baixa pressão, traz a chuva de volta ao estado. A combinação destes dois sistemas com o fluxo de calor e umidade proveniente do Norte do Brasil, favorece a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados, que vêm acompanhados de descargas elétricas, rajadas de vento, eventual queda de granizo e de chuva pontualmente intensa. Os temporais iniciam entre o final da madrugada e a manhã pelas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, avançando para as demais regiões de Santa Catarina ao longo da quarta. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais. O vento sopra fraco e varia de noroeste a nordeste pelo estado, virando de quadrante sul ao longo da tarde nas áreas litorâneas, com rajadas moderadas entre 45 e 60 km/h no Grande Oeste, Planaltos, Litoral Sul e na Grd. Florianópolis. As temperaturas mínimas variam entre 21°C e 26°C no Oeste e Extremo Oeste e marcam entre 17 e 22 nas demais áreas. As máximas oscilam entre 25 e 34°C no Grande Oeste, Planalto Norte e no Litoral Norte e nas demais regiões elas variam entre 19 e 28°C. Mar pouco agitado no Litoral Sul, com ondas de direção leste/nordeste e alturas entre 1,0 m e 1,5 m e calmo da Grd. Florianópolis ao Litoral Norte com ondas entre 0,5 m e 1,0 m.

A quinta-feira (23), segue com tempo instável devido a atuação da frente fria combinada ao sistema de baixa pressão e ao fluxo de calor e umidade vindo da Amazônia, que seguem mantendo condições para pancadas de chuva pontualmente intensas e para temporais isolados, no Grande Oeste e principalmente do centro ao norte do estado. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais. Ao longo da noite, o ingresso de uma massa de ar seco favorece o retorno do tempo firme de forma gradativa começando pelas regiões de divisa com o RS. As temperaturas mínimas variam entre 15 e 20°C no Meio-Oeste e nos planaltos marcam entre 19 e 23°C nas demais áreas. À tarde, as máximas marcam entre 22 e 29°C no Meio-Oeste, em áreas da Grd.Florianópolis, Litoral Norte, Planalto Norte e do Baixo Vale, variando entre 18 e 25°C no restante do estado. O vento sopra fraco de direção sudoeste no litoral e de quadrante oeste do Grande Oeste aos planaltos, virando de sul ao longo da tarde. Mar pouco agitado em toda a costa catarinense, com ondas de direção leste e alturas entre 1,0 m e 1,5 m.

A sexta-feira (24) segue com condição para chuva em áreas de divisa com o Paraná, ainda pela influência da baixa pressão que segue se afastando do estado ao longo do dia, no Grande Oeste o tempo fica mais fechado e nas demais regiões o sol predomina com variação de nuvens, devido a atuação de um sistema de alta pressão que avança por SC na retaguarda da frente fria. O risco é baixo para ocorrências relacionadas às chuvas. O vento sopra de direção sul nas regiões litorâneas e de leste no restante do estado, com rajadas moderadas entre 45 e 60 km/h na costa e em pontos do Grande Oeste. As temperaturas mínimas variam entre 8 e 15°C nos planaltos e no Meio-Oeste e oscilam entre 16 e 20°C no restante do estado. As máximas variam entre 19 e 16°C no Extremo Oeste, Planalto Sul e no litoral e marcam entre 15 e 20°C nas demais regiões.

Ao longo do sábado (25), o tempo fica nublado e com chance de chuva nas áreas de divisa com o PR, devido às instabilidades atuantes nas áreas de divisa com o estado vizinho, no Grande Oeste, Planalto Sul e Vale do Itajaí o sol predomina e nas regiões litorâneas o dia fica com variação de nuvens intercalando com períodos em que o sol predomina. 

No domingo (26) um sistema de baixa pressão no Paraguai deixa o tempo instável novamente principalmente em áreas do Grande Oeste e de divisa com o PR, favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva e de temporais isolados, com risco baixo para ocorrências associadas. 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou no Telegram!

Matérias Relacionadas

Geral

Com quase 145mm, Jaraguá do Sul registra maior volume de chuva de SC em 24 horas

Defesa Civil registrou 28 pontos de alagamentos e houve também deslizamentos de terra
Com quase 145mm, Jaraguá do Sul registra maior volume de chuva de SC em 24 horas
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa segunda-feira (29).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Guaramirim registra 84 milímetros de chuva em seis horas

Várias ruas da cidade ficaram alagadas por conta do temporal
Guaramirim registra 84 milímetros de chuva em seis horas
Ver mais de Geral