dengue 2
Safra de grãos

Apesar de expectativa menor, safra de grãos deverá ser recorde em 2015/2016

04 Fev 2016 - 16h21

Hoje (4), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) informou que a produção brasileira de grãos em 2015/2016 deve chegar a 210,3 milhões de toneladas, 1,3% acima da safra anterior (207,7 milhões de toneladas). No levantamento anterior, a previsão era de 210,5 milhões de toneladas para 2015/2016.


“A safra foi plantada com expectativa de chegar a 212 milhões de toneladas e agora está sendo desenhada ao redor de 210 milhões de toneladas. Tem uma pequena queda de produtividade. Mas tenho certeza que isso não prejudica a renda do produtor”, disse Nassar. Para o secretário, com a alta do dólar, a renda do produtor com exportações aumenta. “Como estamos falando de um cenário de preços bons para os produtores, principalmente por causa do câmbio, quanto mais ele produzir mais interessante é do ponto de vista da rentabilidade”, enfatizou.

Oferta de produtos

O diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, João Marcelo Intini, avaliou que não há risco de desabastecimento de arroz e feijão no país. “Está descartado qualquer problema de abastecimento neste momento e ao longo do ano. O Brasil dispõe de estoques de passagem, de políticas que favorecem o jogo entre exportações e importações. O que estamos verificando é a qualidade daquilo que vamos colher frente às condições hídricas, notadamente do arroz e do feijão” disse.

Nassar afirmou que a importação do arroz ocorre todo ano e o estoque de passagem do Paraguai, Uruguai e Argentina é “bom”. “Isso significa que virá arroz desses países para atender o mercado doméstico porque tem um desenho de uma quebra de safra de 1 milhão de toneladas. Pode ser que a gente importe até mais”, disse o secretário. Ele acrescentou que os custos da produção do arroz no Brasil subiram, com o alta das tarifas de energia e do custo da mão de obra. “O arroz vinha em um cenário de baixa rentabilidade, com custos muito alto. Esses preços novos estão dando rentabilidade. Isso significa que o produtor certamente vai voltar a investir no arroz na próxima safra. Vamos atender o abastecimento deste ano com importação e a gente vai ter estímulo econômico para que essa safra cresça no ano que vem”, disse.

O secretário negou que o governo pretenda tributar as exportações. “Não entendo que o governo quer tributar exportação. Tributar exportação, a gente vê a experiência da Argentina, é sempre negativa, porque quem paga a conta é o produtor. Isso faz com que ele produza menos porque a rentabilidade cai e outros países vão repor aquela quantidade”, disse.

Área plantada

A área plantada de grãos em todo o país deve alcançar 58,5 milhões de hectares. Isso representa um acréscimo de 593,5 mil hectares em relação à safra passada (57,9 milhões de hectares). A cultura da soja, responsável por mais de 56% da área cultivada do país, permanece como principal responsável pelo aumento de área. A estimativa é de crescimento de 3,6% (1,1 milhão de hectares) na área cultivada com a oleaginosa. Já o algodão apresenta redução de 1,7% (17 mil hectares), reflexo da opção pelo plantio de soja na Bahia, segundo maior produtor de algodão do país.


Para o milho primeira safra, a exemplo do que ocorreu na safra passada, a expectativa é que haja redução de 6,8% na área (418,9 mil hectares), a ser coberta com soja. Para o milho segunda safra, a expectativa é de leve aumento de área, enquanto o feijão primeira safra apresenta redução de 2,7% (28,3 mil hectares).

Fonte: Agência Brasil

Matérias Relacionadas

Geral

Bombeiros Voluntários promovem simulado de incêndio no hospital, em Guaramirim

Ação vai mobilizar caminhões e ambulâncias da equipe
Bombeiros Voluntários promovem simulado de incêndio no hospital, em Guaramirim
Geral

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

A confirmação foi feita por meio de uma publicação nas redes sociais do grupo de pagode
Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio
Política

40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim

Os vereadores destacaram os inúmeros moradores do município que tiveram a atenção médica do Dr. Vicente e os recursos e obras que o deputado tem conquistado para Guaramirim e região
40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim
Geral

Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul

O evento vai iniciar às 15h e contará com shows, atividades esportivas, culturais, apresentações do Programa Bolsa Cultural, brinquedos infláveis, serviços gratuitos, além de foodtrucks e cervejarias
Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul
Ver mais de Geral