dengue 2
Geral

Acijs celebra 78 anos de protagonismo regional

22 Jun 2016 - 12h30

Para marcar a data, a entidade promoveu na segunda-feira, 20, painel com a participação de três ex-presidentes que traçaram um paralelo nos períodos de gestão em que estiveram à frente da diretoria e a relação cos os tempos atuais. Em torno do tema "Diferentes crises, diferentes reações", Vicente Donini, Gilmar Antônio Moretti e Paulo César Chiodini abordaram aspectos que marcaram a economia e os reflexos que a conjuntura nacional trouxe à Jaraguá do Sul e Santa Catarina.


Na avaliação dos participantes, passadas sete décadas desde o seu surgimento em 1938, fica evidenciado o papel de liderança da Acijs no plano regional, protagonismo que está representado na ativa participação da entidade em questões ligadas ao desenvolvimento econômico e social do Vale do Itapocu.

"A Acijs chega a um registro de tempo tão expressivo muito fortalecida pelo seu histórico de atuação, em que está de maneira presente às grandes discussões e trazendo aos associados informações que dão oportunidade de posicionarem às suas necessidades como empreendedores e aos seus negócios. O desafio é sermos como entidade cada vez mais efetivos num momento em que passamos por mais um período de dificuldades na economia. Há uma crise que do ponto de vista não é causa, mas sim efeito, porque a sua raiz é de natureza política e moral sem precedentes na história do Brasil. A Acijs tem um papel muito importante, seja como integrante da sociedade organizada ou como representante de cidadãos, no sentido de estimular outros a também contribuírem positivamente na sociedade. E isto passa também por assumirmos cada um o papel que nos cabe e também por uma reorganização e reavaliação nos critérios de escolha de nossas representações políticas", comenta o presidente Giuliano Donini.

Neste sentido, observa, a Acijs vai buscar manter seu papel como protagonista de forma ainda mais incisiva. Ressalta a atuação não apenas como porta voz dos anseios do setor produtivo quanto à estrutura que proporcionem um ambiente favorável aos negócios, nas questões que regulam o mercado, mas também no que diz respeito ao desenvolvimento da comunidade.

 "Partimos da reflexão de que uma economia fortalecida, com empresas bem posicionadas, somente será possível se a nossa cidade e região registrarem indicadores de excelência em áreas primordiais para uma melhor qualidade de vida da população, seja na educação, na saúde ou com melhor mobilidade e infraestrutura de maneira geral", afirma Donini.

Este posicionamento, explica o empresário, será expresso através de ações que a entidade apresentará com vistas ao próximo pleito eleitoral. "A Acijs continuará, como faz parte da sua história, participando das discussões por mais representatividade e por melhores resultados de gestão do setor público em todas as suas esferas".


O posicionamento de representatividade que acompanha a trajetória da entidade também foi ressaltado pelos ex-presidentes. "Hoje temos uma resposta muito mais rápida em comparação às dificuldades da época em que estivemos na presidência, mas a Acijs se mantém no papel de acolher questões relevantes não só do meio empresarial como de toda a comunidade. Nós crescemos e aprendemos fazendo, num aprendizado que se dá em cada gestão, assegurando a sustentabilidade da entidade", afirma Vicente Donini, presidente de 1992 a 1994.

"A Acijs em todos os anos de sua história sempre esteve à frente de grandes questões e continua exercendo o papel de protagonista. Este trabalho é que faz a grande diferença nas entidades empresariais e na Acijs isto sempre foi cumprido com muita qualidade, é um DNA da classe empresarial da nossa cidade. É uma força que mostra a atitude da comunidade e que dá equilíbrio nas reivindicações", reitera Gilmar Moretti, presidente de 1990 a 1992.

Paulo Chiodini, que presidiu a entidade mais recentemente, no período de 2006 a 2008, ressalta o papel da entidade como fomentadora do empreendedorismo, que garante diferenciais de desenvolvimento à região, e até mesmo na conscientização de seus associados e da comunidade para as questões políticas. "A Acijs vem tendo um crescimento muito acentuado, hoje temos um quadro de 1.600 associados e isto garante muita força representativa ao setor produtivo. Isto sem dúvida demonstra o papel da entidade na geração de emprego e renda, no repasse de arrecadações para que a economia seja sempre ativa".

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101

O animal teria viajado por 73 quilômetros sob o veículo
PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quinta-feira (25).
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Geral