maio amarelo
Geral

Filhote de gato-maracajá será encaminhado ao Cetas na Capital

Felino foi entregue aos bombeiros no fim de semana por um munícipe. Fujama alerta que o contato direto com pequenos mamíferos silvestres traz mais prejuízos do que benefícios aos animais

30 Nov 2022 - 14h00Por Janici Demetrio
Filhote de gato-maracajá será encaminhado ao Cetas na Capital - Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul

A equipe do Programa Resgate de Fauna da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) deve encaminhar nos próximos dias um filhote de gato-maracajá que foi entregue neste fim de semana por um munícipe na sede dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul. Aparentemente o pequeno felino está saudável, mas como é muito novo deverá ser encaminhado nos próximos dias ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Florianópolis. Segundo a Fujama, esta espécie está ameaçada de extinção.

Recentes ocorrências envolvendo filhotes de mamíferos como cervo, cachorro-do-mato, furão e agora o gato-maracajá chamam a atenção por que os animais foram acolhidos por moradores das regiões onde foram encontrados antes que a Fujama fosse acionada.

“É importante fazer uma ressalva com relação a isso. As pessoas não podem simplesmente saírem pegando um desses filhotes, por achar que estão abandonados. Por vezes, os pais deixam os filhotes num determinado local e vão caçar, para depois voltar e cuidar dos filhotes”, observou o biólogo.

“A partir do momento que a pessoa pega esse animal na mão achando que está fazendo uma boa ação na verdade está prejudicando o espécime. Porque ao deixar o seu cheiro no filhote faz com que ele corra o risco de ser abandonado pelos pais. Quando isso ocorre, este animal vai ter que passar o resto de sua vida no zoológico sendo que o lugar correto dele é no meio da floresta”, concluiu Christian Raboch.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou do Telegram!

Matérias Relacionadas

Geral

Projeto Ame Vidas precisa de doação de ração para gatos

Pelo menos 60 animais precisam de alimento
Projeto Ame Vidas precisa de doação de ração para gatos
Geral

Jaraguá do Sul pode receber R$ 1,7 milhão para prevenção de catástrofes

Dinheiro deve vir do governo federal, por meio do PAC Seleções, conforme anúncio feito nesta quinta-feira
Jaraguá do Sul pode receber R$ 1,7 milhão para prevenção de catástrofes
Geral

Paulinho Mixaria se apresenta em Jaraguá do Sul neste mês de maio

São 31 anos de humor, muita estrada, experiências e gargalhadas pelo Brasil todo e sua plateia renova-se a cada ano que passa.
Paulinho Mixaria se apresenta em Jaraguá do Sul neste mês de maio
Geral

Confira o horário de funcionamento da Fonte Interativa da Praça, em Jaraguá do Sul

O local se tornou um dos mais frequentados pela comunidade desde a inauguração, em julho do ano passado
Confira o horário de funcionamento da Fonte Interativa da Praça, em Jaraguá do Sul
Ver mais de Geral