Geral

Seguem as tratativas para Samae vender água para Guaramirim

A visita serviu para dar encaminhamento à negociação sobre o fornecimento de água ao município vizinho

27 Nov 2019 - 06h30Por Rádio Jaraguá
Seguem as tratativas para Samae vender água para Guaramirim - Crédito: Divulgação Samae Crédito: Divulgação Samae

 O objetivo foi dar continuidade à proposta de o Samae fornecer água potável para o município vizinho para suprir a demanda, caso haja necessidade. Parceria semelhante já existe em outros municípios catarinenses, mas é considerada uma novidade em termos de região do Vale do Itapocu.

 

O presidente do Samae enfatizou ao prefeito que o processo está bem adiantado por parte da autarquia da Prefeitura de Jaraguá do Sul, tendo o aval do prefeito Antídio Lunelli, como forma de auxiliar Guaramirim nos momentos de maior necessidade. Izidoro informou que, como investimento o Samae terá de implantar uma adutora de 250 milímetros a partir do viaduto de acesso ao bairro Vieira até a ponte do portal, no limite entre os dois municípios. A implantação será pelo método não destrutivo, evitando a abertura de calçadas ou da rua para enterrar a tubulação. “Também combinamos que o prefeito de Guaramirim vai tratar com os órgãos competentes sobre a autorização para travessia do Rio Itapocuzinho sob a porte do portal”, informa. A nova rede de água terá 1.400 metros de extensão e já está sendo dimensionada para fornecer até 90 litros de água por segundo, caso seja necessária ampliar a parceria no futuro. “Juridicamente, todas as questões já estão sendo estudadas”, adiantou Izidoro.

 

Já o prefeito de Guaramirim enfatizou que o abastecimento de água à população é a prioridade. “Não podemos mais deixar faltar água. Procuramos sempre o melhor, e o Samae de Jaraguá do Sul é um exemplo maravilhoso para toda a região”, resumiu o prefeito Chiodini.

 

O diretor técnico do Samae, Deverson Simioni, que já esteve na Águas de Guaramirim na semana passada, explicou ao prefeito que a rede levará a água de Jaraguá do Sul até a entrada do tanque de contato da companhia guaramirense. Lá, haverá um macromedidor (registro), onde será controlada a quantidade de água a ser recebida, bem como o período em que será utilizado o sistema. O município pagará pela quantidade consumida, como um cliente jaraguaense. A ideia de Jaraguá do Sul fornecer água para Guaramirim já vem sendo discutida há pelo menos quatro anos. A nova Estação de Tratamento de Água Central, localizada no Bairro Água Verde, o Samae tem condições de produzir até 1.000 litros de água por segundo. “É uma estação projetada para atender a demanda de Jaraguá do Sul pelos próximos 50 anos”, diz ele.

 

Após a reunião, aconteceu uma visita às instalações do Samae e, principalmente, à ETA Central, onde Chiodini e Tomczak conheceram o funcionamento do sistema e o Espaço de Memória.

 

Matérias Relacionadas

Esportes

Rayssa Leal dispensa festa na chegada ao Brasil

Skatista de 13 anos fez história conquistando prata na Olimpíada
Esportes

Provas olímpicas de atletismo iniciam no fim de semana

As provas da modalidade iniciam no dia 30 e, no dia 31, às 21h30, horário de Brasília, é a vez da representante de Jaraguá do Sul, Simone Ponte Ferraz, na semifinal dos 3.000 metros com obstáculos
Provas olímpicas de atletismo iniciam no fim de semana
Esportes

Rayssa Leal, a Fadinha, fatura prata no skate street em Tóquio 2020

Atleta é a mais jovem na história a conquistar uma medalha para o país
Rayssa Leal, a Fadinha, fatura prata no skate street em Tóquio 2020
Esportes

Atleta de Jaraguá manda notícias das Olimpíadas de Tóquio

Atleta de Jaraguá manda notícias das Olimpíadas de Tóquio
Ver mais de Geral