Geral
Seguem as tratativas para Samae vender água para Guaramirim
A visita serviu para dar encaminhamento à negociação sobre o fornecimento de água ao município vizinho
O objetivo foi dar continuidade à proposta de o Samae fornecer água potável para o município vizinho para suprir a demanda, caso haja necessidade. Parceria semelhante já existe em outros municípios catarinenses, mas é considerada uma novidade em termos de região do Vale do Itapocu.
O presidente do Samae enfatizou ao prefeito que o processo está bem adiantado por parte da autarquia da Prefeitura de Jaraguá do Sul, tendo o aval do prefeito Antídio Lunelli, como forma de auxiliar Guaramirim nos momentos de maior necessidade. Izidoro informou que, como investimento o Samae terá de implantar uma adutora de 250 milímetros a partir do viaduto de acesso ao bairro Vieira até a ponte do portal, no limite entre os dois municípios. A implantação será pelo método não destrutivo, evitando a abertura de calçadas ou da rua para enterrar a tubulação. “Também combinamos que o prefeito de Guaramirim vai tratar com os órgãos competentes sobre a autorização para travessia do Rio Itapocuzinho sob a porte do portal”, informa. A nova rede de água terá 1.400 metros de extensão e já está sendo dimensionada para fornecer até 90 litros de água por segundo, caso seja necessária ampliar a parceria no futuro. “Juridicamente, todas as questões já estão sendo estudadas”, adiantou Izidoro.
Já o prefeito de Guaramirim enfatizou que o abastecimento de água à população é a prioridade. “Não podemos mais deixar faltar água. Procuramos sempre o melhor, e o Samae de Jaraguá do Sul é um exemplo maravilhoso para toda a região”, resumiu o prefeito Chiodini.
O diretor técnico do Samae, Deverson Simioni, que já esteve na Águas de Guaramirim na semana passada, explicou ao prefeito que a rede levará a água de Jaraguá do Sul até a entrada do tanque de contato da companhia guaramirense. Lá, haverá um macromedidor (registro), onde será controlada a quantidade de água a ser recebida, bem como o período em que será utilizado o sistema. O município pagará pela quantidade consumida, como um cliente jaraguaense. A ideia de Jaraguá do Sul fornecer água para Guaramirim já vem sendo discutida há pelo menos quatro anos. A nova Estação de Tratamento de Água Central, localizada no Bairro Água Verde, o Samae tem condições de produzir até 1.000 litros de água por segundo. “É uma estação projetada para atender a demanda de Jaraguá do Sul pelos próximos 50 anos”, diz ele.
Após a reunião, aconteceu uma visita às instalações do Samae e, principalmente, à ETA Central, onde Chiodini e Tomczak conheceram o funcionamento do sistema e o Espaço de Memória.