secel
Geral

Saiba como fazer e acompanhar os registros da carteira digital

29 Dez 2019 - 09h30Por Da Redação

ora ficou bem mais fácil e rápido registrar as atividades de trabalho. A nova carteira de trabalho digital tem as mesmas atribuições da versão impressa e possibilita ao trabalhador acompanhar todas as movimentações empregatícias, que passaram a ser registradas digitalmente. Vale destacar que a carteira de trabalho física foi substituída pela digital desde o final de setembro.

Hoje, ao ser contratado, o trabalhador precisa apenas fornecer o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), agora válido para fins trabalhistas. 

Para os que querem criar a carteira digital, uma das opções é acessar o Emprega Brasil e conferir o passo a passo para a senha de acesso (https://servicos.mte.gov.br/#/loginfailed/redirect=), clicando em “Quero me cadastrar”. O outro caminho é o https://servicos.mte.gov.br/, clicando no banner virtual “Trabalho e Emprego”, link Carteira de Trabalho Digital em “Obter”. 

As anotações feitas na carteira de trabalho digital podem ser monitoradas por aplicativo para celulares (iOS ou Android), ou ainda no gov.br/trabalho.

Seguro-desemprego on-line

Os trabalhadores demitidos sem justa causa têm direito ao benefício do Seguro-Desemprego, que também pode ser encaminhado no https://empregabrasil.mte.gov.br/.  Para ter acesso aos serviços do Emprega Brasil, é preciso se cadastrar informando o CPF e demais dados pessoais, que serão validados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis). Concluída essa etapa, há a opção “Solicitar Seguro-Desemprego”. Presencialmente,  é preciso se dirigir à Agência do SINE. 

O Seguro-Desemprego é regido pela lei 7.998 de 11 de janeiro de 1990 e alterações, que garante o pagamento de três a cinco parcelas mensais, variável de acordo com o tempo laboral do requisitante.

Atendimento presencial

Os trabalhadores que optarem pelo agendamento presencial no Sine Jaraguá do Sul devem acessar o https://www.jaraguadosul.sc.gov.br/sine, buscar a opção "Seguro-Desemprego" e selecionar a data desejada para o atendimento. Após a entrega e análise da documentação exigida, e de serem seguidos todos os trâmites, em 30 dias o beneficiário recebe a primeira parcela.
O atendimento preferencial é garantido para gestantes, lactantes ou com crianças de colo; pessoas acima de 60 anos  e portadores de necessidades especiais (Lei nº 10.048/00 e Lei nº 10.741/03).

A Agência do Sine Jaraguá do Sul fica na Rua Antônio Cunha, 160 Vila Baependi, no térreo da Rodoviária, e abre de segunda a sexta-feira. Informações complementares no (47) 3371-1603.

Matérias Relacionadas

Geral

Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul

O evento vai iniciar às 15h e contará com shows, atividades esportivas, culturais, apresentações do Programa Bolsa Cultural, brinquedos infláveis, serviços gratuitos, além de foodtrucks e cervejarias
Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Esportes

Como melhorar a visão de jogo do futebol

Visão de jogo é a habilidade de identificar o "todo", considerando possibilidades tanto do time para o qual torce, quanto do adversário.
Como melhorar a visão de jogo do futebol
Geral

APAE de Jaraguá sedia Festival Regional de Atletismo 

Evento acontecerá no Centro Esportivo Murillo Barreto de Azevedo e receberá 49 paratletas
APAE de Jaraguá sedia Festival Regional de Atletismo 
Ver mais de Geral