Geral

Saiba como fazer e acompanhar os registros da carteira digital

29 Dez 2019 - 09h30Por Da Redação

ora ficou bem mais fácil e rápido registrar as atividades de trabalho. A nova carteira de trabalho digital tem as mesmas atribuições da versão impressa e possibilita ao trabalhador acompanhar todas as movimentações empregatícias, que passaram a ser registradas digitalmente. Vale destacar que a carteira de trabalho física foi substituída pela digital desde o final de setembro.

Hoje, ao ser contratado, o trabalhador precisa apenas fornecer o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), agora válido para fins trabalhistas. 

Para os que querem criar a carteira digital, uma das opções é acessar o Emprega Brasil e conferir o passo a passo para a senha de acesso (https://servicos.mte.gov.br/#/loginfailed/redirect=), clicando em “Quero me cadastrar”. O outro caminho é o https://servicos.mte.gov.br/, clicando no banner virtual “Trabalho e Emprego”, link Carteira de Trabalho Digital em “Obter”. 

As anotações feitas na carteira de trabalho digital podem ser monitoradas por aplicativo para celulares (iOS ou Android), ou ainda no gov.br/trabalho.

Seguro-desemprego on-line

Os trabalhadores demitidos sem justa causa têm direito ao benefício do Seguro-Desemprego, que também pode ser encaminhado no https://empregabrasil.mte.gov.br/.  Para ter acesso aos serviços do Emprega Brasil, é preciso se cadastrar informando o CPF e demais dados pessoais, que serão validados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis). Concluída essa etapa, há a opção “Solicitar Seguro-Desemprego”. Presencialmente,  é preciso se dirigir à Agência do SINE. 

O Seguro-Desemprego é regido pela lei 7.998 de 11 de janeiro de 1990 e alterações, que garante o pagamento de três a cinco parcelas mensais, variável de acordo com o tempo laboral do requisitante.

Atendimento presencial

Os trabalhadores que optarem pelo agendamento presencial no Sine Jaraguá do Sul devem acessar o https://www.jaraguadosul.sc.gov.br/sine, buscar a opção "Seguro-Desemprego" e selecionar a data desejada para o atendimento. Após a entrega e análise da documentação exigida, e de serem seguidos todos os trâmites, em 30 dias o beneficiário recebe a primeira parcela.
O atendimento preferencial é garantido para gestantes, lactantes ou com crianças de colo; pessoas acima de 60 anos  e portadores de necessidades especiais (Lei nº 10.048/00 e Lei nº 10.741/03).

A Agência do Sine Jaraguá do Sul fica na Rua Antônio Cunha, 160 Vila Baependi, no térreo da Rodoviária, e abre de segunda a sexta-feira. Informações complementares no (47) 3371-1603.

Matérias Relacionadas

Esportes

Rayssa Leal, a Fadinha, fatura prata no skate street em Tóquio 2020

Atleta é a mais jovem na história a conquistar uma medalha para o país
Rayssa Leal, a Fadinha, fatura prata no skate street em Tóquio 2020
Esportes

Atleta de Jaraguá manda notícias das Olimpíadas de Tóquio

Atleta de Jaraguá manda notícias das Olimpíadas de Tóquio
Esportes

Com nova modalidade incluída, brasileira será a mais jovem representante do país nas Olimpíadas

Rayssa Leal, a mais jovem representante do Brasil, já chegou a Tóquio empolgando a torcida.
Com nova modalidade incluída, brasileira será a mais jovem representante do país nas Olimpíadas
Esportes

De Jaraguá do Sul para as Olimpíadas de Tóquio

Simone faz parte de um seleto grupo, com 53 atletas representando o Brasil. Sua classificação foi garantida em maio, após a conquista da medalha de prata no Campeonato Sul-Americano
De Jaraguá do Sul para as Olimpíadas de Tóquio
Ver mais de Geral