Geral

Processo de construção do maior reservatório de água da cidade começa hoje

A primeira obra será a demolição de um reservatório de um milhão de litros de água para a construção do novo tanque, que terá capacidade para armazenar quatro milhões litros.

25 Nov 2019 - 13h01Por Da Redação
Processo de construção do maior reservatório de água da cidade começa hoje -

O Samae inicia o processo de construção do maior reservatório de água potável do município de Jaraguá do Sul. A primeira obra será a demolição de um reservatório de um milhão de litros de água para a construção do novo tanque, que terá capacidade para armazenar quatro milhões litros. A demolição começa nesta segunda-feira (25), na área onde existem dois reservatórios (R3), na Rua Heinz Barg, fundos da KG Motos, na Vila Baependi.

 

Conforme o presidente do Samae, Ademir Izidoro, antes ainda da demolição será feito o isolamento da rede de água que chega ao reservatório “A” e que manterá o abastecimento no reservatório “B”, que fica ao lado. Depois disso, ainda na próxima semana, deve começar a demolição da estrutura de concreto, com estimativa de 20 dias de trabalho. A intenção é que, durante o período da construção do novo reservatório, os bairros: Vila Baependi, Vila Lalau, Vieira, Centenário, Czerniewicz, Amizade e Ilha da Figueira tenham abastecimento normal.

 

O novo reservatório terá 23 metros de diâmetro por 10 metros de altura, e será erguido em estrutura de aço vitrificado – mesmo produto utilizado no reservatório R6, do Morro do Picolli –, tendo vantagens interessantes em relação aos demais sistemas de construção. O investimento nesta obra será de R$ 2,7 milhões, sendo que a mesma está inserida no PAS – Plano de Ampliação de Saneamento, com recursos próprios da autarquia municipal e também do BNDES.

 

Além da construção do novo reservatório, o complexo do R3 teve a pavimentação em concreto do acesso, pela Rua Heinz Barg, e está em andamento a instalação de uma adutora virgem, que levará água direto da ETA Central do Samae, no bairro Água Verde, aos reservatórios e de lá, será feita a distribuição aos consumidores por outra rede. A instalação desta nova adutora está sendo pela ciclofaixa da Rua Presidente Epitácio Pessoa e, nesta sexta-feira (22), encontra-se nas imediações do Colégio Jangada. “Com isso, o Samae busca reduzir as perdas de água tratada, aumentando a reservação e, consequentemente, a eficiência na prestação deste serviço”, comenta Izidoro.

Matérias Relacionadas

Esportes

Ana Marcela Cunha é ouro na maratona aquática

Brasileira vence prova dos 10 km da Olimpíada de Tóquio
Esportes

Guaramirim retoma escolinhas de três modalidades

O retorno das demais modalidades está previsto para o início de setembro.
Guaramirim retoma escolinhas de três modalidades
Esportes

Rayssa Leal dispensa festa na chegada ao Brasil

Skatista de 13 anos fez história conquistando prata na Olimpíada
Esportes

Provas olímpicas de atletismo iniciam no fim de semana

As provas da modalidade iniciam no dia 30 e, no dia 31, às 21h30, horário de Brasília, é a vez da representante de Jaraguá do Sul, Simone Ponte Ferraz, na semifinal dos 3.000 metros com obstáculos
Provas olímpicas de atletismo iniciam no fim de semana
Ver mais de Geral