Olimpíada

Jornal americano chama Rio 2016 de 'Olimpíada da sujeira'

22 Jul 2016 - 15h30
O assunto pode até ter ficado um pouco de lado nas últimas semanas, dando espaço ao zika vírus, mas a duas semanas dos Jogos Olímpicos volta a receber atenção.

Nessa quinta-feira, o jornal norte-americano The Washington Post, um dos mais prestigiados do mundo, publicou uma reportagem con título "A lagoa em frente ao Parque Olímpico do Rio é tão imunda que os peixes estão morrendo".

 

A publicação lembra que o governo brasileiro havia prometido limpar 80% da água de esgoto na Baía de Guanabara. No entanto, a meta não foi alcançada e parou nos 50%. O artigo também cita a lagoa de Jacarepaguá e a lagoa Rodrigo de Freitas.

Segundo o jornal, o Brasil prometeu "jogos verdes por um planeta azul" e, em vez de disso, terá a "Olimpíada da sujeira".

"Quando falamos sobre o legado ambiental, falamos de saúde pública. Neste aspecto, o Rio é um fracasso", afirmou o oceanógrafo David Zee, que estudou as águas do Rio de Janeiro por décadas.

O The Washington Post relatou o "cheiro podre" no entornodo Parque Olímpico e conversou com pescadores da região de Jacarepaguá, que disseram que "a lagoa está morta" e que peixes costumam flutuar pelas águas cinzentas.

A publicação relata que os subúrbios da zona Oeste do Rio, o local do Parque Olímpico e Vila Olímpica, cresceram rapidamente nas últimas décadas e a infraestrutura de saneamento não conseguiu acompanhar esse ritmo.

Um porta-voz da Secretaria do Meio Ambiente do governo do estado afirmou, sob condição de anonimato, que os esforços para despoluir as lagoas ficaram ainda mais complicados por causa da "falta de coesão entre os diferentes órgãos governamentais responsáveis."

 

Matérias Relacionadas

Geral

Jaraguá registra sensação térmica de 59ºC

Segundo o meteorologista Leandro Puchalski, essa combinação de temperatura e umidade elevadas faz com que o calor que sentimos seja maior que o termômetro indica.
Jaraguá registra sensação térmica de 59ºC
Geral

Árvore de grande porte caiu sobre a rua Walter Piccoli, no Centro de Jaraguá do Sul

Como era um horário de pouco movimento, não houve formação de filas nem outro problema relativo ao trânsito
Árvore de grande porte caiu sobre a rua Walter Piccoli, no Centro de Jaraguá do Sul
Geral

Placa Mercosul: saiba quando o emplacamento é necessário

A adesão de Santa Catarina e dos demais Estados que ainda não haviam aderido à nova placa estava prevista para o final de junho do ano passado, mas foi adiada por sete meses por uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Placa Mercosul: saiba quando o emplacamento é necessário
Geral

Defesa Civil de Corupá monitora áreas de risco nesta segunda

Foram registrados dois deslizamentos em áreas do interior do Município durante a manhã. Situação não é tratada com gravidade
Defesa Civil de Corupá monitora áreas de risco nesta segunda
Ver mais de Geral