Imobiliária Coralli
FOTOS

Pesquisador diz que controle do maruim será de 70%

17 de Out 2018 - 21h43

O município de Luiz Alves deve ser a oitava cidade a fazer parte do Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública do Vale do Itapocu (CIGAMVALI). Já integram o consórcio: Jaraguá, Guaramirim, Corupá, Schroeder, Massaranduba, Barra Velha e São João do Itaperiú. Na manhã desta quarta-feira (17), a secretária de saúde de Luiz Alves, Juliana Rodrigues de Brito Wust, conheceu o trabalho que é realizado. Ela disse que o interesse inicial é pelas pesquisas de combate ao maruim.  "Já virou um problema de saúde pública em nossa cidade. Principalmente no interior, não se consegue fazer as atividades normais do dia a dia", afirma. Ao final das explicações, Wust se mostrou entusiasmada com o que viu. "Valeu muito a pena ter vindo. Pois aqui estão muito à frente de outras regiões que visitei", elogia.

Para fazer parte do CIGAMVALI, o município participa com recursos financeiros, destinados para bancar os investimentos em equipamentos para o laboratório, pagamento de pessoal e manutenção das atividades. O custo só para o ano de 2019 é de R$ 423 mil, que será dividido entre os participantes, de acordo com o número de habitantes. Nos anos seguintes os valores devem diminuir.

Os testes de campo para constatar a eficácia do controle biológico do mosquito maruim - a base de clorofila encapsulada -, começam em janeiro de 2019, em Jaraguá do Sul. O trabalho científico será coordenado pelo pesquisador Luiz Américo, uma das maiores autoridades no assunto, no país. Américo afirma, no entanto, que é preciso levar em conta o equilíbrio ambiental. "A intenção é chegar a 70% de controle, e não a eliminação total do maruim", diz. Os trabalhos de campo também devem contemplar também, o combate ao borrachudo. A proliferação desses insetos são as principais preocupações dos moradores das áreas rurais, ma já começa a afetar quem mora em áreas urbanas. Além dos riscos a saúde, há perdas econômicas, pois o turismo rural é seriamente afetado. Sobre os avanços nas pesquisas e um possível controle tanto do maruim quanto do borrachudo, Luiz Américo resume: "Percorremos 99% do caminho".

 

Outras Galerias

30 JUN

Confira fotos dos estragos causado pelo vendaval em Jaraguá do Sul

30 JUN

Vento causa estragos em Rio do Sul no Alto Vale

14 OUT

Motorista perde controle da direção e Ford KA cai no rio

26 SET

Mulher fica ferida após colisão na BR 280, em Jaraguá

12 AGO

Visita do Governador Carlos Moisés à região

01 AGO

Ouvintes que vieram retirar a camiseta e conhecer a Rádio Jaraguá

22 NOV

Duas pessoas morrem em acidente na SC 108, em Guaramirim

12 NOV

Conheça as candidatas que disputam a coroa de majestades da 31ª Schützenfest

05 NOV

AMA promove 1º Bazar Beneficente

26 OUT

Dupla é detida com 60 quilos de maconha após perseguição na BR 282