ESPORTE

Punido pela Fifa, Chelsea só poderá contratar jogadores a partir de junho de 2020

22 Fev 2019 - 10h00

O Chelsea recebeu nesta sexta-feira uma dura punição da Fifa. Após concluir uma investigação iniciada no mês passado, o órgão máximo do futebol mundial descobriu que o clube de Londres está violando regras para assinar com jogadores que têm menos de 18 anos de idade e como pena terá de ficar fora do mercado de transferências em junho de 2019 e janeiro de 2020, só voltando à ativa em junho do ano que vem.

Além da proibição de contratar jogadores neste período - apenas está habilitado a vender jogadores -, o Chelsea foi ainda multado em cerca de 530 mil euros (R$ 2,25 milhões), enquanto que Associação de Futebol da Inglaterra (FA, na sigla em inglês) terá também de pagar 450 mil euros (R$ 1,92 milhão). O clube londrino tem 90 dias para regularizar a situação dos jogadores menores e já anunciou que vai recorrer desta decisão para o Comité de Apelação da Fifa e, se necessário, à Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês).

Em janeiro foi confirmada a investigação da Fifa sobre a forma como o Chelsea tem negociado para fechar contratos com mais de 100 jogadores, todos com menos de 18 anos. O jornal britânico The Guardian revelou que a entidade encontrou 29 violações do Artigo 19, que trata das infrações mais graves relacionadas aos registros de menores.

A regra da Fifa diz que clubes não podem contratar jogadores estrangeiros com menos de 18 anos, exceto nos casos em que os pais dos atletas se mudaram para o país de destino por motivos não ligados ao futebol - ou nas situações em que clube e jogadores estão a menos de 50 km da fronteira do país de origem do jovem. A exceção da entidade se aplica para transferências de atletas entre 16 e 18 anos feitas dentro da União Europeia.

A resposta do Chelsea é que, de todos os jogadores apontados, somente alguns assinaram contratos com o clube. Outros passaram apenas por testes.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Esportes

Juventus estreia nesta quarta no Campeonato Catarinense

Partida terá transmissão da Rádio Jaraguá, a partir das 20h
Juventus estreia nesta quarta no Campeonato Catarinense
Esportes

Árbitra catarinense apitará Libertadores Feminina

A competição será disputada Na Argentina de 5 a 22 de março.
Árbitra catarinense apitará Libertadores Feminina
Esportes

CBF muda horário do segundo jogo da final da Copa do Brasil

Partida entre Palmeiras e Grêmio será às 18h (horário de Brasília)
CBF muda horário do segundo jogo da final da Copa do Brasil
Saúde

Cirurgias eletivas são suspensas por 20 dias em SC

Não estão suspensas as urgências e as emergências e nem os procedimentos tempo-sensíveis - aqueles em que a vida do paciente pode estar em risco
Cirurgias eletivas são suspensas por 20 dias em SC
Ver mais de Esportes