transito
ESPORTE

Por pontos, Yamaguchi Falcão perde a invencibilidade e o título latino nos EUA

03 Mai 2019 - 01h06Por Wilson Baldini Jr.

O boxeador brasileiro Yamaguchi Falcão perdeu para o norte-americano Christopher Pearson, nesta quinta-feira, em Las Vegas. Estava em jogo o cinturão latino dos pesos médios (até 72,575 quilos), versão Conselho Mundial de Boxe (CMB), que era do lutador nacional.

Os três jurados foram unânimes em apontar o pugilista dos Estados Unidos como vencedor: 97 a 93 e 96 a 94 (duas vezes). Com o resultado, Yamaguchi, medalha de bronze em Londres-2012, vai cair no ranking do CMB, no qual ocupa o nono lugar, além de se afastar de uma possível luta pelo título mundial.

Yamaguchi teve a iniciativa da luta entre os canhotos nos primeiros três rounds. Aplicou vários golpes na linha de cintura, mas sua guarda era falha. Aos poucos, Pearson foi se soltando e demonstrou um melhor preparo físico. O brasileiro sentiu o ritmo da luta e passou a receber golpes fortes.

Os dois últimos rounds decidiram a luta. O nono assalto foi dramático, com Yamaguchi quase sendo nocauteado. O brasileiro reclamou de uma cabeçada, recebeu um contra-ataque e ficou com o olho direito bastante inchado, além do supercílio aberto.

No décimo e último assalto, o juiz chegou a pedir para a médica examinar o corte do brasileiro, mas a luta prosseguiu. Yamaguchi, bastante cansado, não teve forças para tentar alterar o resultado e perdeu pela primeira vez como profissional. "Acho que ganhei a luta. O juiz tomou a luta de mim. Não gosto de perder", afirmou Yamaguchi, ainda em cima do ringue, logo após a luta.

Pearson venceu Yamaguchi pela segunda vez. Os dois já haviam se enfrentado, em 2011, pela World Boxing Series, liga vinculada à Associação Internacional de Boxe (Aiba). Yamaguchi foi melhor daquela vez, teve um ponto descontado no quinto assalto por causa de um soco na nuca do adversário, mas se recuperou em seguida e causou uma queda no americano. Mas dois jurados apontaram Pearson como vencedor: 48 a 45 e 47 a 46, enquanto um terceiro viu triunfo do brasileiro: 48 a 45.

Aos 31 anos, Yamaguchi, que não lutava desde julho do ano passado, soma agora 17 lutas profissionais, com 16 vitórias (sete nocautes). Pearson, de 28 anos, também soma 17 triunfos (12 nocautes), com duas derrotas.

Matérias Relacionadas

Esportes

O Brasil ficará melhor sem Neymar nesta época?

Apesar do seu talento inquestionável, o comportamento do camisa 10 faz muitos torcedores acreditarem que o Brasil fica melhor quando ele está fora do elenco.
O Brasil ficará melhor sem Neymar nesta época?
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Esportes

CBF anuncia que jogos do Brasileiro retornam no dia 1º de junho

Competição foi interrompida por consequências das chuvas no RS
CBF anuncia que jogos do Brasileiro retornam no dia 1º de junho
Esportes

Jaraguá goleia Tubarão e segue com 100% no Catarinense

O time de Xande agora foca as atenções para o jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Praia Clube, que acontece neste sábado (25), às 18h, na Arena
Jaraguá goleia Tubarão e segue com 100% no Catarinense
Ver mais de Esportes