dengue
ESPORTE

Kerber é surpreendida por russa de 18 anos e cai na estreia de Roland Garros

26 Mai 2019 - 15h52

A zebra não demorou a dar as caras em Roland Garros. Neste domingo, primeiro dia de rodada no torneio disputado no saibro de Paris, a jovem russa Anastasia Potapova, 81.ª colocada no ranking da WTA, surpreendeu a alemã Angelique Kerber, cabeça de chave número 5 da competição, ao vencer o duelo por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/2.

O confronto, decidido a favor de Potapova em 1 hora e 14 minutos, abriu a programação da nova Philippe-Chatrier, a quadra central que foi totalmente remodelada em um ano. O local foi praticamente todo reconstruído. As arquibancadas ganharam curvas em uma estrutura reforçada para receber o teto retrátil para a edição de 2020.

O principal motivo da derrota logo na primeira rodada de Kerber pode ter sido a falta de ritmo de jogo. A alemã sofreu uma lesão no tornozelo direito durante os treinamentos em Madri e, depois disso, ficou três semanas sem jogar. Ex-número 1 do mundo, ela nunca foi campeã em Roland Garros.

Potapova conseguiu a sua primeira vitória contra uma Top 10 na carreira e o segundo triunfo em Grand Slam. A jovem russa, que já liderou o ranking juvenil, não se intimidou e foi agressiva em toda a partida. Com a mão calibrada, acertou 28 winners e sempre liderou o placar diante de Kerber, que abusou dos erros não forçados e teve o seu saque quebrado seis vezes. Na segunda fase, a jovem enfrentará a vencedora do duelo entre a checa Marketa Vondrousova e a chinesa Yafan Wang.

Ao contrário de Kerber, a checa Karolina Pliskova, vice-líder da WTA, fez a sua parte na estreia. Depois de conquistar o Torneio de Roma, ela manteve a boa fase na primeira rodada do saibro parisiense e venceu de forma tranquila a norte-americana Madison Brengle, 97.ª colocada no ranking, por 6/2 e 6/3. A eslovaca Kristina Kucova, vinda do qualifying, derrotou a russa Svetlana Kuznetsova, campeã em 2009, por 6/4 e 6/2 e enfrentará Pliskova na próxima fase.

A espanhola Garbiñe Muguruza, número 19 do mundo, também confirmou o seu favoritismo na estreia e despachou a norte-americana Taylor Townsend, 98.ª do ranking, por 5/7, 6/2 e 6/2. Campeã de Roland Garros em 2016, Muguruza teve dificuldades com as bolas curtas e os slices da adversária no primeiro set, mas diminuiu os erros, teve grande atuação nas subidas à rede e, com isso, se recuperou nas outras parciais. A espanhola anotou duas quebras no segundo set e mais outras duas na parcial derradeira para triunfar. Agora, ela encara Kristina Mladenovic, que venceu confronto francês contra Fiona Ferro por 6/3 e 7/6 (7/3).

Em um dos duelos mais esperados da rodada inicial, a ucraniana Elina Svitolina, número 9 do mundo, superou a norte-americana Venus Williams com um duplo 6/3 para quebrar uma sequência de quatro derrotas consecutivas. Ela ficou afastada das quadras por quase um mês em decorrência de uma lesão no joelho e vai encarar a compatriota Kateryna Kozlova na sequência do torneio.

OUTROS RESULTADOS - Nos outros jogos da chave feminina já finalizados neste domingo, a croata Petra Martic levou a melhor sobre a tunisiana Ons Jabeu por 2 sets a 0, a sueca Johanna Larsson derrotou a eslovaca Magdaléna Rybarikova, a checa Marketa Vondrousova superou a chinesa Yafan Wang, a alemã Laura Siegemund passou pela russa Sofya Zhuk, a ucraniana Kateryna Kozlova eliminou a norte-americana Bernarda Pera e a suíça Belinda Bencic bateu a francesa Jessika Ponchet. Todas partidas foram finalizadas em 2 sets a 0, exceto o triunfo por 2 a 1 da espanhola Sara Sorribes em cima da romena Alison van Uytvanck.

Matérias Relacionadas

Esportes

Após denúncia de racismo, Jaraguá Futsal emite nota de repúdio

Fato ocorreu em partida pelo Campeonato Catarinense Sub-17, em São Francisco do Sul
Após denúncia de racismo, Jaraguá Futsal emite nota de repúdio
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Esportes

Como melhorar a visão de jogo do futebol

Visão de jogo é a habilidade de identificar o "todo", considerando possibilidades tanto do time para o qual torce, quanto do adversário.
Como melhorar a visão de jogo do futebol
Esportes

Jaraguá Futsal vence Concórdia na estreia do Catarinense

O time volta a jogar neste domingo (28), diante do Joaçaba, às 13h15, na Arena, pela Liga Nacional.
Jaraguá Futsal vence Concórdia na estreia do Catarinense
Ver mais de Esportes