ESPORTE

Hamilton desbanca Ferrari e lidera 1º treino livre da temporada da F-1

15 Mar 2019 - 01h24

Após fazer certo mistério nos testes da pré-temporada, a Mercedes mostrou sua força no primeiro treino livre da temporada 2019 da Fórmula 1. No circuito de rua de Melbourne, em preparação para o GP da Austrália, no domingo, o inglês Lewis Hamilton superou a Ferrari e foi o mais veloz na noite desta quinta-feira (no horário de Brasília, tarde de sexta em solo australiano).

O resultado não surpreendeu porque Hamilton é o atual campeão - soma cinco títulos no total - e dominou com certa tranquilidade a segunda metade da temporada passada. Além disso, a Mercedes vem ocupando o topo nos últimos anos sem sofrer maiores ameaças da equipe italiana.

Mas na pré-temporada este equilíbrio de forças parecia pender em favor da Ferrari, com forte performances do alemão Sebastian Vettel e do monegasco Charles Leclerc. Nesta quinta, a dupla foi bem, mas não o suficiente para desbancar o favorito.

Para os fãs, a motivação para esperar um grande duelo entre as duas equipes foi a pequena diferença entre Hamilton e Vettel. Apenas 0s038 superaram os dois pilotos. O inglês liderou o treino ao marcar o tempo de 1min23s599, contra 1min23s637. Leclerc, logo atrás, anotou 1min23s673. Ambos os pilotos da Ferrari completaram 18 voltas no traçado australiano, contra 26 do britânico.

O recordista do dia em quilometragem foi o finlandês Valtteri Bottas, parceiro de Hamilton na Mercedes. Com 30 voltas, ele marcou 1min23s866 e foi o quinto mais veloz desta primeira sessão. Ficou atrás do holandês Max Verstappen, aposta da Red Bull para tentar entrar na briga com Mercedes e Ferrari, com o tempo de 1min23s792.

Outro a registrar 30 voltas no traçado foi o surpreendente russo Daniil Kvyat, em seu retorno à F-1 e à Toro Rosso. Ele foi o sétimo mais rápido da sessão, com 1min24s832. Entre ele e Bottas esteve o finlandês Kimi Raikkonen, agora defendendo as cores da Alfa Romeo (ex-Sauber), com 1min24s816. Todos os melhores tempos do treino foram registrados com pneus macios.

O Top 10 foi completado pelo francês Pierre Gasly (Red Bull), pelo dinamarquês Kevin Magnussen (Haas) e pelo alemão Nico Hülkenberg (Renault). Diante de sua torcida, o local Daniel Ricciardo esteve aquém do esperado ao registrar somente o 17º tempo da sessão, em sua estreia oficial na temporada pela Renault.

De volta à Fórmula 1, o polonês Robert Kubica teve desempenho discreto. Foi apenas o 19º e penúltimo colocado. Esteve à frente justamente do seu companheiro de Williams, o britânico George Russell. Ambos ficaram até cinco segundos atrás do líder Hamilton.

Kubica, por sinal, protagonizou um dos momentos mais perigosos de um calmo treino. Ele perdeu o controle de sua Williams e só parou na grama, sem maiores consequências. Já o tailandês Alexander Albon, da Toro Rosso, causou bandeira amarela e vermelha, interrompendo o treino, quando faltavam 22 minutos para o fim.

Ele perdeu o controle do seu carro, perdeu a asa dianteira e ficou parado no meio da pista. Por precaução, a sessão foi paralisada por cerca de 10 minutos.

Os pilotos voltam para a pista para o segundo treino livre às 2 horas da manhã desta sexta-feira (pelo horário de Brasília). A busca pela pole position ocorre na madrugada de sábado, às 3 horas (de Brasília). A corrida tem largada prevista para as 2h10 de domingo.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Esportes

Hercílio Luz é condenado por escalação irregular com perda de três pontos e multa de R$ 15 mil

Já eliminado, Leão do Sul perde vaga nas quartas de final do Campeonato Catarinense
Hercílio Luz é condenado por escalação irregular com perda de três pontos e multa de R$ 15 mil
Esportes

Jaraguá Futsal vence o Pato pela Copa do Brasil

Com o resultado, o Jaraguá pode até empatar o duelo de volta que se classifica à segunda fase
Jaraguá Futsal vence o Pato pela Copa do Brasil
Geral

Marcada data da licitação do Centro de Treinamento Esportivo

O projeto prevê duas quadras poliesportivas com arquibancadas, vestiários, banheiros, sala administrativa e depósito/almoxarifado
Marcada data da licitação do Centro de Treinamento Esportivo
Esportes

Denúncia de escalação irregular suspende duelo pelas semifinais em SC

Caso envolve defensor do Hercílio Luz, time eliminado pela Chapecoense
Denúncia de escalação irregular suspende duelo pelas semifinais em SC
Ver mais de Esportes