transito
ESPORTE

Conmebol projeta 'favoritismo' de candidatura de sul-americanos à Copa de 2030

21 Mar 2019 - 13h03

O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, está realmente confiante de que a América do Sul será palco da Copa do Mundo de 2030. Ao comentar a candidatura conjunta de Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile para abrigar a competição, o dirigente ressaltou que a mesma tem grande potencial para se tornar a principal favorita entre as concorrentes a sede do evento que ocorrerá daqui a 11 anos.

"Se nós, como uma confederação, e os respectivos países (Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile) fizermos bem o nosso trabalho, seremos os favoritos para sediar a Copa", ressaltou Domínguez, em entrevista veiculada pelo canal de notícias CNN.

Na última quarta-feira, em um evento realizado em Buenos Aires, a candidatura conjunta dos países sul-americanos foi relançada pelo fato de que o Chile confirmou apenas recentemente que se juntaria a uruguaios, argentinos e paraguaios nesta missão de conseguir receber o Mundial de 2030.

A cerimônia serviu para oficializar esta integração dos chilenos a esta candidatura e contou com a presença dos presidentes de cada um dos países: Mauricio Macri (Argentina), Tabaré Vázquez (Uruguai), Mario Abdo (Paraguai) e Sebastián Piñera (Chile). Alejandro Domínguez também participou do evento.

A tendência é a de que os sul-americanos tenham como rivais mais duas candidaturas conjuntas. A Inglaterra já indicou que será postulante ao lado de Irlanda do Norte, País de Gales, Escócia e Irlanda. A outra deve ter Bulgária, Grécia, Romênia e Sérvia. Há ainda a possibilidade de o Marrocos se candidatar, após ser derrotado na eleição do ano passado para o Mundial de 2026, que ocorrerá nos Estados Unidos, México e Canadá.

COPA AMÉRICA DE 2020 - E Domínguez também comentou sobre a Copa América de 2020 e reforçou que os jogos do torneio serão realizados em dois países do continente, diferentemente do que ocorrerá entre os dias 14 de junho e 7 de julho deste ano, quando o Brasil abrigará sozinho a próxima edição do torneio continental.

"É importante ter em mente que a decisão é baseada na capacidade do país para sediar um campeonato como este, os estádios disponíveis, a conectividade; uma junção de fatores que possibilita uma organização do nível que planejamos para esta edição do campeonato sul-americano", afirmou.

Já ao abordar o fato de que a Conmebol rejeitou a proposta dos Estados Unidos de organizar a Copa América de 2020, o dirigente enfatizou que o projeto apresentado pela Federação Norte-Americana de Futebol (USSF, na sigla em inglês) ainda é considerado inviável de ser concretizado. A entidade propôs de a competição reunir 16 nações, sendo dez da América do Sul e outras seis melhores das Américas Central e do Norte (Concacaf).

"A possibilidade de organizar uma Copa América com 16 seleções dependerá do que poderia gerar em termos de nível de competição e renda para as federações filiadas (à Conmebol). Estamos avaliando", revelou.

Matérias Relacionadas

Esportes

Após denúncia de racismo, Jaraguá Futsal emite nota de repúdio

Fato ocorreu em partida pelo Campeonato Catarinense Sub-17, em São Francisco do Sul
Após denúncia de racismo, Jaraguá Futsal emite nota de repúdio
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Esportes

Como melhorar a visão de jogo do futebol

Visão de jogo é a habilidade de identificar o "todo", considerando possibilidades tanto do time para o qual torce, quanto do adversário.
Como melhorar a visão de jogo do futebol
Esportes

Jaraguá Futsal vence Concórdia na estreia do Catarinense

O time volta a jogar neste domingo (28), diante do Joaçaba, às 13h15, na Arena, pela Liga Nacional.
Jaraguá Futsal vence Concórdia na estreia do Catarinense
Ver mais de Esportes