transito
ESPORTE

Com sucesso na base, São Paulo prepara safra de zagueiros

05 Mai 2019 - 09h10Por Gonçalo Junior

Depois de lançar o atacante Antony, o meia Igor Gomes e os volantes Liziero e Luan no Campeonato Paulista, todos atletas que atuam do meio para a frente, o São Paulo prepara agora uma fornada de zagueiros para o restante da temporada. Nomes como Walce e Rodrigo já treinam com os profissionais e vão começar a aparecer nas próximas escalações. Tuta, outro nome da nova safra de xerifes, já foi vendido para o futebol alemão.

Os novos zagueiros obviamente terão de esperar a sua vez. Hoje, Bruno Alves e Arboleda são os titulares e Anderson Martins é o reserva imediato. Para o jogo deste domingo, com o Flamengo, por exemplo, a contusão muscular de Arboleda deu oportunidade a Anderson.

Walce Costa é considerado o melhor defensor revelado pelas categorias de base do clube nos últimos anos. Campeão da Copa São Paulo de Juniores e titular da seleção brasileira no Campeonato Sul-Americano Sub-20, o mato-grossense de Cuiabá já despertou o interesse de clubes europeus sem ter atuado pelo time profissional. O Villarreal tentou contratá-lo por empréstimo pagando 1 milhão de euros. O clube paulista nem quis abrir conversas. Diante da sondagem do CSKA, a pedida do São Paulo foi de R$ 63,4 milhões.

Com contrato até 2022, o defensor de 1,87m admira o ex-zagueiro Puyol, que fez história no Barcelona, e gosta de cobrar faltas. Na Copa São Paulo deste ano, foram dois gols marcados. "Sempre acompanhei grandes cobradores de falta e percebi que tinha facilidade para bater na bola. Tenho que evoluir. Eu treino todos os dias para poder estar bem nesse quesito e poder ajudar o São Paulo quando surgir a oportunidade", diz o garoto de 19 anos.

A comissão técnica aposta tantas fichas nele que acabou se desfazendo de outra promessa. No mês passado, Tuta, também vencedor da Copinha, foi comprado pelo Eintracht Frankfurt por R$ 7,6 milhões por 70% dos direitos econômicos. Os outros 30% continuam pertencendo ao São Paulo.

Ele partiu para a Europa aos 19 anos, sem ter estreado na equipe profissional. Faz as funções de zagueiro e lateral-direito. Tuta foi vendido em função da concorrência acirrada no setor. Hoje, sua equipe briga por uma vaga na próxima edição da Liga dos Campeões.

Lucas Kal e Rodrigo Freitas são as outras duas promessas para o setor defensivo. Depois de ser capitão da equipe vice-campeã da Copa São Paulo de 2018, Rodrigo ganhou um apoio de peso no clube. Ricardo Rocha, coordenador de futebol no ano passado e um dos grandes zagueiros da história do clube, aposta alto no baiano de 1,89m. Ele chegou a ser relacionado para alguns jogos pelo então técnico do time, Diego Aguirre, e permanece treinando com o time profissional.

Lucas Kal retornou de empréstimo a pedido do então técnico André Jardine. Ele havia sido emprestado ao Vasco - e também a Guarani e Paraná - para ganhar rodagem. "Um atleta de qualidade que possui uma personalidade forte tem muitas chances de chegar num grupo profissional e mostrar o que sabe", diz Pedro Smania, coordenador das categorias de base.

ROTINA DE TÍTULOS - A base do São Paulo teve um ano vitorioso em 2018. Depois de conquistar 12 títulos em 2016 e outros 11 em 2017, os garotos do São Paulo levantaram 10 taças na temporada passada. Em 2019, a equipe já ganhou um troféu importante: o da Copa São Paulo de Juniores. Com ele, o clube soma quatro títulos em 11 finais disputadas.

As categorias infantil, juvenil e júnior do São Paulo treinam no Centro de Formação de Atletas Presidente Laudo Natel, o CT de Cotia. Inaugurado pelo então presidente Marcelo Portugal Gouvêa em 16 de julho de 2005, o terreno de 220 mil metros quadrados é referência no trabalho de formação de atletas de alto rendimento e orgulho para o clube.

Matérias Relacionadas

Economia

Após chuvas, Gramado tem mais de 500 hotéis e restaurantes fechados

Temporais e deslizamentos deixaram 1 mil desabrigados
Após chuvas, Gramado tem mais de 500 hotéis e restaurantes fechados
Esportes

O Brasil ficará melhor sem Neymar nesta época?

Apesar do seu talento inquestionável, o comportamento do camisa 10 faz muitos torcedores acreditarem que o Brasil fica melhor quando ele está fora do elenco.
O Brasil ficará melhor sem Neymar nesta época?
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Esportes

CBF anuncia que jogos do Brasileiro retornam no dia 1º de junho

Competição foi interrompida por consequências das chuvas no RS
CBF anuncia que jogos do Brasileiro retornam no dia 1º de junho
Ver mais de Esportes