transito
ESPORTE

Após vídeo sugerir racismo de torcida, Grêmio diz apurar insulto a jogador do Flu

07 Mai 2019 - 12h30

Depois de o lateral-direito Igor Julião, do Fluminense, acusar nesta segunda-feira torcedores do Grêmio de racismo contra o atacante Yony González logo após o colombiano marcar o gol que garantiu a vitória por 5 a 4 sobre o time gaúcho, no último domingo, em Porto Alegre, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, o clube do Rio Grande do Sul se manifestou de forma oficial para informar que está investigando o episódio.

Por meio de nota em seu site oficial no final da noite de segunda, o Grêmio veio a público para "informar sua torcida e demais entes que tomou conhecimento do vídeo publicado nas redes sociais que sugere injúria racial contra o atleta Yony González, do Fluminense".

Na noite de segunda-feira, em uma publicação em suas redes sociais, Igor Julião divulgou parte do vídeo compartilhado pelo canal de TV do clube carioca sobre a partida de domingo. Neste trecho divulgado pelo atleta, é possível perceber que o jogador colombiano é vítima de xingamentos durante a comemoração do seu gol e uma voz feminina parece gritar a palavra "macaco" mais de uma vez. Porém, a qualidade do áudio captado, que não é a ideal, não permite que o suposto insulto racista seja constatado de forma clara.

"O clube está apurando o ocorrido e de antemão manifesta seu inteiro repúdio a todos os tipos de injúria", completou o Grêmio na curta nota oficial para se posicionar em relação ao suposto caso de racismo ocorrido em sua arena no último domingo.

Ao comentar o episódio, Igor Julião desabafou ao comentar o vídeo e cobrou que uma punição seja aplicada de forma "urgente". "A ascensão de classe que o esporte nos proporciona incomoda muita gente. O futebol não pode ser o lugar em que racistas, xenofóbicos, misóginos e homofóbicos vomitarão seus absurdos e ficarão impunes. Medidas precisam ser tomadas (de maneira) URGENTE", escreveu o lateral, destacando em letras maiúsculas a última palavra de sua mensagem.

Yony González foi alvo dos supostos insultos racistas depois de ter marcado o gol da vitória do Fluminense aos 46 minutos do segundo tempo. Antes de o atacante decidir a partida, a equipe da casa chegou a abrir 3 a 0 na etapa inicial, na qual o time carioca descontou a vantagem para 3 a 2 com um primeiro gol do jogador colombiano e um outro do atacante Luciano.

No segundo tempo, o time dirigido por Fernando Diniz virou o placar com Matheus Ferraz e Pedro balançando as redes. O Grêmio empatou em 4 a 4 com Kannemann, mas Yony González voltou a marcar para assegurar o triunfo dos visitantes.

A direção do Grêmio se manifestou em relação ao caso ocorrido no jogo do último domingo enquanto a equipe dirigida por Renato Gaúcho se prepara para encarar a Universidad Católica, do Chile, nesta quarta-feira, às 19h15, em novo duelo na arena gremista. No confronto, a equipe jogará para garantir classificação às oitavas de final da Copa Libertadores, na qual hoje ocupa a vice-liderança do Grupo H, com sete pontos.

Com a mesma pontuação do Grêmio, a Católica figura na terceira posição e está na luta direta pela segunda vaga da chave na próxima fase. A primeira já foi assegurada pelo Libertad, do Paraguai, com 12 pontos, que nesta quarta-feira encara o eliminado e lanterna Rosario Central, na Argentina.

Matérias Relacionadas

Geral

Avanços tecnológicos aplicados aos jogos online no Brasil

No contexto dos jogos online no Brasil, e em particular dos jogos de azar virtuais, esses avanços também motivam que mais jogadores tentem fazer sua aposta certeira no Brasil, sendo que cada vez mais websites integram recursos inovadores
Avanços tecnológicos aplicados aos jogos online no Brasil
Esportes

CBF suspende duas rodadas do Brasileirão por causa de cheias no RS

Pedido foi feito por 15 clubes e pela Federação Gaúcha de Futebol
CBF suspende duas rodadas do Brasileirão por causa de cheias no RS
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Esportes

Jaraguá Futsal recebe São José pela sétima rodada da Liga Nacional

Com quatro vitórias seguidas na LNF, o Aurinegro figura na quinta colocação do torneio, com 12 pontos
Jaraguá Futsal recebe São José pela sétima rodada da Liga Nacional
Ver mais de Esportes