dengue 2
Educação

UniSociesc é segundo melhor centro universitário do Brasil, segundo ranking do MEC

Entre as instituições privadas de Santa Catarina a IES garantiu novamente a primeira posição no Índice Geral de Cursos (IGC), que avalia a qualidade do ensino superior no país

03 Abr 2023 - 09h23Por Janici Demetrio
UniSociesc é segundo melhor centro universitário do Brasil, segundo ranking do MEC - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A UniSociesc é o segundo melhor centro universitário do Brasil e, novamente, melhor Instituição de Ensino Superior (IES) privada de Santa Catarina, conforme ranking do Ministério da Educação (MEC) divulgado nesta semana. O Índice Geral de Cursos (IGC), que avalia a qualidade das graduações no Brasil, é divulgado anualmente pelo Inep/MEC, imediatamente após a divulgação dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). 

“Ser o segundo melhor centro universitário do Brasil e ser a instituição número 1 entre as privadas com ou sem fins lucrativos de SC mostra o investimento da UniSociesc no ensino de qualidade, na infraestrutura e, principalmente, na formação dos professores. Os professores fazem toda a diferença. Eles são altamente capacitados e preparam o aluno para a realidade do mercado de trabalho. Além disso, nossos cursos estão conectados ao mundo do trabalho, o que faz muita diferença”, destaca o diretor geral, Flávio Sartori.

Para contextualizar o dado que mostra a segunda posição da UniSociesc entre os centros universitários do Brasil é preciso lembrar que o MEC credencia as instituições de ensino superior em três modelos: faculdade, centro universitário e universidade, de acordo com diversas prerrogativas acadêmicas e critérios definidos. Nesta categoria de centros universitários foram avaliadas 329 instituições.

Conforme Sartori, a UniSociesc nasceu na cidade de Joinville para atender a necessidade de formação de profissionais para uma das maiores empresas do país.

“Foi desafiador há 64 anos e continua sendo desafiador hoje. A exigência pela qualidade, pela melhor entrega existe desde a criação da UniSociesc, que também tem unidades em Blumenau, Jaraguá do Sul e São Bento do Sul”, destaca.

No estado de Santa Catarina foram avaliadas 76 IES do ensino privado (com e sem fins lucrativos), e somente 16 tiveram conceito 4 no IGC (nenhuma IES foi avaliada com conceito 5, que é o máximo). Destas 16 IES, três são unidades da UniSociesc, ocupando o primeiro, terceiro e quarto lugar no ranking das IES privadas de Santa Catarina. 

“Alcançar indicadores de excelência como os que conquistamos não é simples. O país tem mais de duas mil instituições de ensino superior. Mas somos apaixonados pelo que fazemos e esta paixão está materializada nesses resultados. A UniSociesc entrega qualidade e resultados no dia a dia para os estudantes e para a sociedade. Eu, pessoalmente, sinto muito orgulho de estar neste momento como diretor”, completa Sartori.

A UniSociesc registrou ainda a 13ª posição, entre 986 instituições privadas com fins lucrativos avaliadas no Brasil, e a 51ª posição entre 2.012 instituições públicas e privadas. Nesse contexto de públicas e privadas em Santa Catarina, a UniSociesc fica atrás apenas da universidade federal.

Conjunto de indicadores que formam o IGC

O IGC é formado por um conjunto de indicadores que demonstram qualidade acadêmica, cada um com um percentual de participação: 20% relativo ao conceito do Enade; 35% formado pelo índice de diferencial de desempenho; 15% relativo a um questionário respondido por estudante sobre a percepção da organização didático-pedagógica, infraestrutura e instalações físicas e oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional; 30% com foco no corpo docente (proporção de mestres e doutores e regime de trabalho); além de nota da pós-graduação para IES com programa.

“O IGC é considerado o principal índice de qualidade acadêmica do ensino superior brasileiro”, explica Ivonete Steinbach Garcia, Business Partner da Estratégia Acadêmica da Ânima Educação, uma das principais organizações educacionais do país, da qual a UniSociesc faz parte.

“Os resultados do IGC confirmam nossa certeza da realização de um trabalho sério, transformador, que expressa a qualidade dos nossos professores e, sobretudo, a qualidade de aprendizagem dos nossos alunos”, diz. Das 37 IES da Ânima que foram avaliadas, 62% ficaram com IGC 4.  

Os dados do IGC são públicos e podem ser consultados por estudantes e população em geral. As notas vão numa escala de 1 a 5, e o índice serve de critério para criação novos cursos, políticas públicas, participação das instituições em programas e até sanções nos casos de resultados insatisfatórios.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou em nossa Comunidade e ainda no Telegram!  

Matérias Relacionadas

Educação

Governador diz que principal proposta dos professores quebraria o Estado

Jorginho afirma que descontará salário dos professores grevistas
Governador diz que principal proposta dos professores quebraria o Estado
Geral

Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae

As inscrições devem ser feitas até 10 de maio na página do Samae
Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae
Educação

Governo de SC aguarda fim da paralisação para retomar negociações com grevistas da Educação

Greve dos professores da rede estadual de Santa Catarina iniciou na terça-feira (23)
Governo de SC aguarda fim da paralisação para retomar negociações com grevistas da Educação
Educação

Professores estaduais fazem manifesto em Jaraguá do Sul

Categoria entrou em greve nesta terça-feira (23)
Professores estaduais fazem manifesto em Jaraguá do Sul
Ver mais de Educação