secel
Educação

Últimos dias para se inscrever para mais de 2 mil vagas em cursos técnicos de 17 câmpus do IFSC

O início das aulas será no segundo semestre de 2023.

12 Mai 2023 - 14h00Por Janici Demetrio
Últimos dias para se inscrever para mais de 2 mil vagas em cursos técnicos de 17 câmpus do IFSC - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Termina na próxima terça-feira (16) o período de inscrições para cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Santa Catarina, concomitantes e subsequentes, além de cursos Proeja (educação profissional integrada à educação de jovens e adultos) com ingresso por sorteio público. O início das aulas será no segundo semestre de 2023.

São ofertados 48 cursos nos câmpus Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis - Centro, Florianópolis-Continente, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul - Centro, Jaraguá do Sul - Rau, Joinville, Lages, Palhoça Bilíngue, São Carlos, São José e Tubarão.

Todos os cursos são gratuitos. Também não há cobrança de taxa de inscrição para participar do processo seletivo, que será por sorteio.

Acesse o hotsite para acompanhar todas as etapas do processo seletivo

Como se inscrever

As inscrições on-line devem ser feitas de 20 de abril a 16 de maio, pelo Portal de Inscrições.

Ao acessar o sistema, o interessado deve:
- selecionar a opção “Quero me inscrever”;
- escolher o município ou câmpus em que pretende estudar;
- selecionar o curso;
- preencher todos os dados solicitados;
- assinalar opção por ampla concorrência ou sistema de cotas;
- conferir todos os dados; e
- salvar o comprovante de inscrição.

Sobre os cursos

Os cursos técnicos integrados são voltados a quem já concluiu o ensino fundamental, ou comprovar a conclusão até a data da matrícula no IFSC. Neles, o estudante cursa o ensino médio e recebe a formação técnica no IFSC, com a mesma matrícula.

Os cursos técnicos concomitantes permitem que o estudante curse o ensino médio regular em outra instituição, em qualquer série, e receba a formação técnica no IFSC. Também é necessário haver compatibilidade de horário entre as atividades do ensino médio na outra instituição e as do curso técnico no IFSC.

Os cursos técnicos subsequentes são voltados a quem já concluiu o ensino médio, ou para quem comprovar a conclusão desse nível de ensino até a data da matrícula. 

Já os cursos Proeja/Técnico integrados ao ensino médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) são voltados a pessoas com mais de 18 anos que não concluíram o ensino médio na idade regular. Para ingressar, o interessado deve ter ensino fundamental completo e idade mínima de 18 anos até a data da matrícula.

Cotas

Metade das vagas ofertadas no Edital 02/Deing/2023/2 são reservadas a candidatos provenientes de escolas públicas, com cotas para estudantes de baixa renda, com deficiência ou autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Para participar do processo seletivo pelo sistema de cotas, essa opção deve ser feita no momento da inscrição.

A seleção para todos os cursos do Edital 02/Deing/2023/2 será por sorteio público, realizado às 15h30 do dia 18 de maio. A relação dos selecionados em primeira chamada será divulgada no dia 23 de maio, a partir das 18h.

As matrículas dos selecionados na primeira chamada deverão ser feitas de 25 de maio a dois de junho, com o envio, pela internet, da documentação prevista no item 6.3.1 do edital. O link para a matrícula on-line de cada câmpus também está no edital, no item 6.3.5.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou em nossa Comunidade e ainda no Telegram!

 

Matérias Relacionadas

Educação

Governador diz que principal proposta dos professores quebraria o Estado

Jorginho afirma que descontará salário dos professores grevistas
Governador diz que principal proposta dos professores quebraria o Estado
Geral

Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae

As inscrições devem ser feitas até 10 de maio na página do Samae
Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae
Educação

Governo de SC aguarda fim da paralisação para retomar negociações com grevistas da Educação

Greve dos professores da rede estadual de Santa Catarina iniciou na terça-feira (23)
Governo de SC aguarda fim da paralisação para retomar negociações com grevistas da Educação
Educação

Professores estaduais fazem manifesto em Jaraguá do Sul

Categoria entrou em greve nesta terça-feira (23)
Professores estaduais fazem manifesto em Jaraguá do Sul
Ver mais de Educação