Educação

Secretaria da Educação disponibiliza acesso à ferramenta de atividades não presenciais para alunos e professores

As contas educacionais já foram geradas e organizadas para o acesso de forma rápida

15 Abr 2020 - 17h01Por Da Redação
Secretaria da Educação disponibiliza acesso à ferramenta de atividades não presenciais para alunos e professores - Crédito: Divulgação/SED Crédito: Divulgação/SED

A plataforma Google for Education (Google Sala de Aula) está disponível para uso da rede estadual de ensino em Santa Catarina. Alunos e professores tiveram o e-mail cadastrado na plataforma, que será utilizada para realização das atividades não presenciais e como principal canal de comunicação durante o período de suspensão das aulas presenciais.

Para acessar a plataforma pela primeira vez, alunos e professores não precisam criar um novo endereço de e-mail ou solicitar permissão para entrar em alguma turma. As contas educacionais já foram geradas e organizadas para o acesso de forma rápida.

Detalhes para acesso do estudante

O aluno deve acessar o site gmail.com com a conta educacional criada para ele. Todos os estudantes têm como e-mail padrão o endereço “matricula@estudante.sed.sc.gov.br”. Mas atenção: a palavra “matrícula” deve ser substituída pelos números da matrícula que constam no boletim escolar ou na carteirinha estudantil.

A senha também é padronizada com os oito dígitos da data de nascimento do aluno, sem o uso de barras, como neste exemplo: 23102008. Em seguida, o estudante será redirecionado para a caixa de entrada do e-mail, de onde deve fazer a alteração da senha. A recuperação ou troca pode ser feita na Guia de Acesso ou acessando este link. Para isso, basta informar o número de matrícula e a data de nascimento.

Para acessar o Google Sala de Aula, o aluno pode clicar no menu “Google Apps” no canto direito superior da tela quando estiver no Gmail ou acessar este link. Após entrar na plataforma, o estudante já estará cadastrado em todas as turmas, sem a necessidade de criar uma nova sala de aula.

Caso não encontre o número de matrícula, que consta na carteirinha estudantil e no boletim escolar, ainda há opção de acessar o portal estudante on-line. Se ainda assim não conseguir a identificação, deve procurar a escola por e-mail, mídias sociais ou WhatsApp. Para isso, o aluno deve informar o nome completo, a data de nascimento e o nome completo da mãe.

Se tiver algum problema para acessar a conta ou mudar a senha, o estudante pode enviar uma mensagem para suportecontasgoogle@sed.sc.gov.br. O texto deve incluir o nome, matrícula, CPF, data de nascimento, escola e o relato do problema. Um canal 0800 será divulgado nos próximos dias para atendimento regionalizado, criando mais uma opção de contato para alunos, pais e responsáveis.

Detalhes para acesso do professor

Assim como os alunos, os professores da rede estadual de ensino já estão cadastrados no sistema Google Sala de Aula e não precisam criar e-mail. A conta educacional deve ser usada mesmo que o professor já tenha cadastro pessoal ou institucional no Gmail, pois facilita o trabalho colaborativo e garante o acesso a todos os recursos disponibilizados pela Secretaria de Estado da Educação (SED).

O endereço de e-mail é padronizado em “matricula@profe.sed.sc.gov.br”, de forma que a palavra “matrícula” deve ser alterada pelos seis primeiros dígitos da matrícula do professor. Se o número de matrícula começar com 0, o docente pode desconsiderar o 0 e usar os seis números seguintes. A senha criada pelo sistema também é padronizada com os oito dígitos da data de nascimento, sem o uso de barras — 23101979, por exemplo.

Logo após o primeiro acesso, o professor deve fazer a troca de senha, seguindo as mesmas etapas dos alunos. O botão para recuperar ou alterar pode ser encontrado no Guia de Acesso ou acessando este link. Será possível gerar uma nova senha usando os dados de CPF e data de nascimento do docente.

Ao entrar na plataforma Google Sala de Aula pela primeira vez, acessando este link, o professor já terá  disponível todas as turmas e a lista de alunos. Desta forma, não há necessidade de criar uma nova sala de aula.

Guias para orientar alunos e professores


O site da SED disponibilizou guias orientativos para acesso de alunos e professores à plataforma Google Sala de Aula. O material inclui dicas em vídeo e texto para uso das ferramentas disponíveis e para tirar algumas dúvidas, como a troca de senha.

guia apresenta ideias de atividades que os professores podem propor durante o período de isolamento social usando as ferramentas Google Formulários, Google Docs, Google Apresentações, Google Sites, Hangouts Meet, Youtube Edu, Google Earth, Jamboard e Canvas do Google. Cada recurso é apresentado com dicas para auxiliar o aprendizado e tornar o ensino mais interativo.

A dinâmica do guia é diferente para os estudantes. A página tem vários vídeos curtos para explicar como funciona o Google Sala de Aula e como a plataforma amplia as formas de estudo. Além disso, o aluno pode conhecer mais sobre as três áreas a que tem acesso, incluindo mural de mensagens, lista pessoas que estão na turma e a seção atividade, onde encontrará os materiais publicados pelos professores.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Educação

 Educadores dos Centros de Educação Infantil de Guaramirim participam de formação

A formação foi conduzida pela psicóloga Charlene Feldmann Chiodini que proporcionou reflexões sobre o trabalho nos CEIs municipais
 Educadores dos Centros de Educação Infantil de Guaramirim participam de formação
Educação

Férias escolares começam hoje em Jaraguá. CMEIs mantêm atendimento

Aulas retornam no dia 2 de agosto. Turmas de berçário e maternal (educação infantil) terão atendimento normal no recesso
Férias escolares começam hoje em Jaraguá. CMEIs mantêm atendimento
Educação

Cerca de 500 crianças serão chamadas para vagas em creches municipais de Jaraguá

Berçário II contemplará crianças nascidas até 31 de março de 2020 e Maternal I, nascidas até 31 de março de 2019
Cerca de 500 crianças serão chamadas para vagas em creches municipais de Jaraguá
Geral

Governo licitará construção de um ginásio esportivo da escola Alvino Tribess

Deputado Vicente Caropreso foi informado que pedido de alvará de construção será feito ainda este mês
Governo licitará construção de um ginásio esportivo da escola Alvino Tribess
Ver mais de Educação