prefeitura
Educação

Projeto seleciona experimentos que serão levados ao espaço

Projeto Kurumim 2020, ligado à USP, está com inscrições abertas

23 Fev 2020 - 15h00Por Da Redação

Com o tema "Conquistando a Lua", o projeto Kurumim 2020, ligado à Universidade de São Paulo (USP), está com as inscrições abertas para que alunos de todo o país produzam experimentos que serão levados à estratosfera, camada da atmosfera que fica a até 50 quilômetros de altitude.

Podem participar estudantes do 6º ano do ensino fundamental até o médio ou técnico de escolas públicas e particulares do Brasil e da América Latina.

O tema desta edição – Conquistando a Lua - é uma homenagem à missão Artemis, da Nasa, a agência espacial norte-americana, que deve levar a primeira mulher à Lua em 2024.

O Kurumim, em sua 1ª edição, atualiza o projeto Garatea-E, que foi realizado de 2017 a 2019 e teve a participação de mais de 1,3 mil alunos.

O projeto faz parte de uma mobilização de estudantes ligados à engenharia aeroespacial da Universidade de São Paulo em São Carlos, o grupo Zenith Aerospace.

Além de desenvolver sondas estratosféricas e nanosatélites (com peso de 1 a 5 kg), os alunos da USP decidiram compartilhar conhecimento e abrir as portas para talentos de todas as escolas, diz a coordenadora do projeto e graduanda em Ciências da Computação, Ana Luísa Costa.

As inscrições vão até o dia 23 de março e são de graça para alunos da rede pública. Para a rede particular, a taxa é de R$50. Logo depois vem o período de seleção dos projetos.

Após aprovação, cerca de 80 experimentos serão levados em balões meteorológicos à estratosfera, em um dia chamado Sábado Aeroespacial. A previsão é que seja em 29 de agosto, explica a coordenadora.

Ana Luísa Costa diz que além de estimular os estudantes a trabalharem matérias ligadas à engenharia espacial – como química, física e biologia – ''o projeto tem a missão de descobrir novos talentos e estimular futuras carreiras científicas''.

Foi o caso da turma que venceu o concurso em 2019, que teve como tema "Explorando Marte".

Cinco alunos do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro venceram a competição nacional em seis categorias.

“Mudou muita coisa depois da premiação. Nós não sabíamos muito sobre astrobiologia, mas acabou que gostamos todos dessa área”, conta Daniel Sánchez, de 17 anos.

O estudante do 3º ano do ensino técnico de mecânica diz que depois da experiência, do contato com o meio científico, não tem dúvida de que optará pela engenharia como carreira.

O professor de biologia, que liderou a equipe vencedora, Wilber Alves, afirma que o experimento apresentado pelos alunos no ano passado levou à estratosfera bactérias chamadas Ensifer melioti. Elas foram submetidas a condições semelhantes às do planeta Marte.

Segundo ele, os alunos tiveram êxito em perceber que as bactérias promoveram a fixação de nitrogênio, importante passo para futuros experimentos de suporte à vida feitos no espaço.

Acesse aqui mais informações sobre o Kurumim 2020.

Fonte: Agência Brasil


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Educação

Mais de 2.600 estudantes formados no Programa de Valorização da Água do Samae de Jaraguá do Sul

Durante a formatura, foram entregues os certificados de "Amigo da Água" aos alunos representantes das escolas municipais, estaduais e particulares
Mais de 2.600 estudantes formados no Programa de Valorização da Água do Samae de Jaraguá do Sul
Educação

Formatura dos alunos do Proeva será nesta terça-feira

O Proeva completou 19 anos, com mais de 30 mil alunos formados
Formatura dos alunos do Proeva será nesta terça-feira
Educação

Aulas da Rede Municipal de Ensino encerram no próximo dia 12

A partir de 13 de dezembro haverá exames finais e no dia 20 se encerram as atividades em todas as unidades escolares de Jaraguá do Sul
Aulas da Rede Municipal de Ensino encerram no próximo dia 12
Educação

IFSC Jaraguá do Sul Rau abre as portas para a comunidade neste sábado (30)

Atividades interativas para todas as idades fazem parte da programação do evento
IFSC Jaraguá do Sul Rau abre as portas para a comunidade neste sábado (30)
Ver mais de Educação