dengue
Educação

Plano de ação e transporte escolar são pautas nas Regiões Norte e Vale do Itajaí

A ideia é realizar um tour em todas as 36 Regionais com o mesmo objetivo de alinhamento de trabalho e também visitar escolas.

15 Mar 2019 - 12h30Por ASCOM

Pouco antes de completar 80 dias de gestão, o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, acompanhado de comitiva da pasta, cumpre umas das primeiras metas de alinhar plano de ação e apresentar o novo perfil da gestão às equipes das Gerências Regionais de Educação (Gereds). Nesta quinta e sexta-feira, 14 e 15, os encontros foram com servidores das unidades de Blumenau, Jaraguá do Sul e Joinville. Na oportunidade em Joinville, também ocorreu o ato de assinatura do termo do transporte escolar para aproximadamente 2,6 mil alunos da região.
 
“Nosso trabalho tem uma linha de gestão com base no envolvimento e comprometimento de todos pela causa da educação e com foco em ações pedagógicas. Com os nossos próprios indicadores educacionais, será possível estar mais próximo da realidade da sala de aula, aliás a educação acontece lá dentro e nós direcionaremos o nosso trabalho para quem está dentro dela”, enfatiza o secretário em reunião com as equipes das Geres.
 
A ideia é realizar um tour em todas as 36 Regionais com o mesmo objetivo de alinhamento de trabalho e também visitar escolas. Até o momento, os encontros foram realizados com as equipes técnicas de Grande Florianópolis, Lages, Criciúma, Chapecó, Blumenau, Jaraguá do Sul e Joinville. “Oportunidades como essas contribuem muito para realização de nossos trabalhos diários. É fundamental estarmos alinhados para fazer uma boa gestão. Foi um momento muito produtivo”, relata a supervisora de Gestão de Pessoas da Gered de Blumenau, Marília Hengers.
 
Em parceria com o município, o termo do transporte escolar foi assinado pelo secretário e prefeito de Joinville Udo Döhler na manhã de sexta-feira. Com aporte de R$ 1,7 milhão, a previsão é atender 2.691 estudantes da rede estadual em 2019. "O recurso público vem da sociedade e é para ela que nós precisamos prestar o melhor trabalho, assim como garantir a educação para todos. Este ano, a previsão é oferecermos transporte para em torno de 120 mil estudantes", destaca o secretário. 
 
Novos projetos para sala de aula
 
Após reunião com a equipe da Gerência de Educação de Blumenau na segunda-feira, o secretário visitou o espaço Espaço de Formação e Experimentação em Tecnologias para Professores (Efex), projeto da Secretaria de Estado da Educação em parceria com a Universidade Regional de Blumenau (Furb) e Centro de Inovação para a Educação Brasileira. O Efex visa formar professores da rede estadual por meio de metodologias que buscam inserir o aluno como protagonista no processo de ensino-aprendizagem. Em 2018, participaram 1.024 professores e alunos de licenciatura, entre cursos, formações e visitas.
 
 “É uma iniciativa maravilhosa e que proporciona aos profissionais da educação justamente o que estamos buscando, novos jeitos de ensinar e motivar os estudantes de querer estar na escola”, diz o secretário.  
 
A visita também foi no Laboratório Interdisciplinar de Educadores da Furb, onde foram apresentados projetos destinados à disciplina de geografia para os estudos das bacias hidrográficas com materiais de baixo custo como caixa de areia, computador e projetor e um software, que resulta em alto aproveitamento no ensino-aprendizagem. 
 
O outro projeto envolve mesas digitais com tela sensível ao toque, onde vários usuários podem utilizar ao mesmo tempo de modo interativo. Na apresentação ao secretário, foi utilizado conteúdo com mapa e montagem de quebra-cabeça. A partir da visita será agendado novo encontro para articulação de projeto piloto em escolas estaduais de Blumenau. “É visível que ambas ideias podem contribuir e muito aos nossos estudantes, vamos estreitar essa parceria e colocar em prática em breve”, aponta o secretário.
 
Durante os dois dias participaram do encontro o consultor Educacional, João Alfredo Ziegler, o diretor de Articulação com os Municípios, Osmar Matiola e o gerente de Parceria com Municípios e Apoio aos Sistemas Municipais de Ensino, Luis Eduardo Nunes.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Geral

Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae

As inscrições devem ser feitas até 10 de maio na página do Samae
Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae
Educação

Governo de SC aguarda fim da paralisação para retomar negociações com grevistas da Educação

Greve dos professores da rede estadual de Santa Catarina iniciou na terça-feira (23)
Governo de SC aguarda fim da paralisação para retomar negociações com grevistas da Educação
Educação

Professores estaduais fazem manifesto em Jaraguá do Sul

Categoria entrou em greve nesta terça-feira (23)
Professores estaduais fazem manifesto em Jaraguá do Sul
Educação

Professores da rede estadual de SC entram em greve

Em Jaraguá do Sul, haverá um ato nesta terça-feira (23) em frente a Gerência de Educação às 15h.
Professores da rede estadual de SC entram em greve
Ver mais de Educação