vacina
Educação

Instituto Proa abre inscrição para capacitação que possibilita jovens conquistarem primeiro emprego

Jovens de 17 a 22 anos de todas as regiões do Estado podem se inscrever até 4 de setembro. Formação é online e gratuita.

03 Ago 2023 - 10h16Por Janici Demetrio
Instituto Proa abre inscrição para capacitação que possibilita jovens conquistarem primeiro emprego - Crédito: d Crédito: d

Seguem até o dia 4 de setembro as inscrições para a quinta edição do curso do Instituto PROA em Santa Catarina. O início das aulas será no dia 08 de setembro. Para este ciclo, o PROA disponibiliza 1.000 vagas que podem ser ocupadas por jovens de todas as cidades do Estado. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da ONG.

Desde que começou a atuar no Estado, em 2021, o PROA já formou centenas de jovens, propiciando o desenvolvimento de competências fundamentais para o mercado de trabalho. A formatura da quarta turma aconteceu no dia 16 de maio na Acate, em Florianópolis. Os jovens ganharam mais que um diploma que tornará seus currículos competitivos, adquiriram valiosas experiências que farão a diferença tanto pessoal quanto profissionalmente.

“O curso de capacitação foi elaborado a partir de ampla pesquisa com empresas de Santa Catarina para identificarmos as competências esperadas por empregadores do Estado. Assim, nossos alunos estarão mais preparados para o mercado e para serem protagonistas de suas vidas”, diz Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA.

“O curso caiu como uma luva para o que eu estava procurando no momento. Desde que as missões começaram, eu me apaixonei pelo PROA. As atividades são interessantes, os vídeos são objetivos e se encaixam perfeitamente na rotina de quem tem uma vida corrida. As monitorias são ótimas para conhecer profissionais e treinar o ingresso no mercado de trabalho. Os grupos no WhatsApp são dinâmicos e fornecem ajuda sempre que o aluno solicita”, conta Carla Rost Oliveira, que, ao finalizar o curso do PROA, logo conseguiu emprego no Mercado Livre.

“Quando fiz o Plataforma PROA, eu gostei de muitos conteúdos, mas o que mais me chamou a atenção foram as tutorias, principalmente porque estava fazendo entrevistas para meu primeiro emprego e consegui fazer o link das aulas com a vida real. Todas as dicas do curso foram essenciais para que eu me saísse bem na entrevista do meu atual emprego. Elas também estão me ajudando a manter boas relações com meus colegas de trabalho”, diz Maria Vieira, Jovem Aprendiz na Ambev.

Plataforma PROA: Online e gratuito, o curso, que acontecerá na Plataforma PROA, é destinado a pessoas de 17 a 22 anos que estão cursando ou concluíram o 3º ano do Ensino Médio em escola pública e residem em qualquer cidade do Estado. Caso o jovem já tenha assinado a carteira de trabalho, mas esteja em busca de recolocação profissional, também poderá participar do processo seletivo. Ao fim do curso, os alunos estarão aptos a disputar vagas de posições de início de carreira e primeiro emprego em empresas parceiras do PROA.
A capacitação tem duração de três meses, com aulas gravadas de 1h30/dia, somando 7h30 semanais, que devem ser assistidas de segunda a sexta-feira, no horário em que o aluno achar mais conveniente. Também haverá encontro semanal ao vivo com tutores às quintas-feiras. Os selecionados ganham material didático virtual e certificado de conclusão emitido pelo PROA.

A jornada de aprendizagem contempla temas como educação financeira, patrocinado pelas empresas Bloomberg e Dahlia Capital. O tópico irá preparar os jovens para o planejamento financeiro, gestão da economia pessoal e de hábitos de consumo.

Outros assuntos, com suas respectivas marcas patrocinadoras, incluem: Administração (P&G), Análise de Dados (iFood), Logística (P&G), Promoção de marcas (BRF), UX Design (Accenture) e Varejo (Fundação Casas Bahia). Os demais conteúdos ensinados ao longo da capacitação são: Autoconhecimento, Planejamento de Carreira, Projeto Profissional, Raciocínio Lógico e Comunicação.

Instituto PROA: Fundado em 2007 por um grupo de empresários que compartilham o sonho de impulsionar jovens com poucas oportunidades a um futuro melhor, o PROA já impactou mais de 36 mil jovens e atua nos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco.

Desde que passou a atuar no Estado, em dezembro de 2021, a ONG tem se dedicado a estreitar laços com cidades catarinenses para que mais jovens sejam beneficiados com o projeto que promove um desenvolvimento social mais sustentável e solidário.

O Instituto já firmou parceria com representantes das prefeituras de Florianópolis, São José, Blumenau, Joinville, Itajaí, Gaspar e Lages. Dessa forma, o poder público também está envolvido na promoção de iniciativas do Instituto PROA. Entre os parceiros da iniciativa privada, estão a catarinense BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, e mais de 40 empresas nacionais e internacionais.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou em nossa Comunidade e ainda no Telegram!

Matérias Relacionadas

Educação

Governador diz que principal proposta dos professores quebraria o Estado

Jorginho afirma que descontará salário dos professores grevistas
Governador diz que principal proposta dos professores quebraria o Estado
Geral

Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae

As inscrições devem ser feitas até 10 de maio na página do Samae
Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae
Educação

Governo de SC aguarda fim da paralisação para retomar negociações com grevistas da Educação

Greve dos professores da rede estadual de Santa Catarina iniciou na terça-feira (23)
Governo de SC aguarda fim da paralisação para retomar negociações com grevistas da Educação
Educação

Professores estaduais fazem manifesto em Jaraguá do Sul

Categoria entrou em greve nesta terça-feira (23)
Professores estaduais fazem manifesto em Jaraguá do Sul
Ver mais de Educação