Educação
Inscrições para o SISU iniciam hoje
O prazo de seleção abre hoje e se encerra na sexta (24). São 237.128 vagas em 128 instituições de todo o país
O prazo para inscrição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) está mantido, apesar das falhas encontradas na correção das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, de acordo com Alexandre Lopes, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O Sisu permite ao candidato escolher uma universidade pública federal em qualquer lugar do país, com base na nota do Enem. O prazo de seleção abre hoje e se encerra na sexta (24). São 237.128 vagas em 128 instituições de todo o país.
Para participar é preciso ter feito o Enem 2019 e ter tirado nota acima de zero na prova de redação. O Sisu seleciona alunos para universidades públicas em todo o país.
Em Santa Catarina a seleção vai oferecer 7691 vagas em cinco instituições: UFSC, UFFS, Udesc, IFC e IFSC. Como as universidades têm campi espalhados pelo Estado inteiro, o Sisu traz a oportunidade de ensino superior em todas as regiões de Santa Catarina e em dezenas de cursos diferentes.
As vagas são para o ingresso no primeiro semestre do ano e as inscrições ocorrem entre os dias 21 e 24 — todas pelo site do Sisu. Os estudantes aprovados deverão fazer a matrícula nas instituições de ensino entre 29 de janeiro e 4 de fevereiro.
A diretora da Anhanguera, Karin Ramos, lembra que além do Sisu, o aluno tem outras forma de usar a nota do enem para ingressar na faculdade.
A nota do Enem foi divulgada na última sexta-feira (17). Na manhã de sábado (18) o ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou que foram encontradas "inconsistências na contabilização e correção da segunda prova do Enem do ano passado", referindo-se ao Enem 2019.
Segundo Weintraub, o erro atingiu "alguma coisa como 0,1%" dos candidatos que prestaram o exame.
O Inep criou um email para os candidatos que se sentirem prejudicados enviarem suas dúvidas, diz Lopes. O endereço é enem2019@inep.gov.br.
Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!