dengue 2
Educação

Governo lança programa para ofertar cursos técnicos aos estudantes das escolas estaduais de SC

O objetivo é ampliar a oferta de cursos técnicos para estudantes da Rede Estadual de Ensino, possibilitando que encerrem o ensino médio com o diploma de conclusão e pelo menos uma certificação técnica

09 Fev 2024 - 10h10Por Janici Demetrio
Governo lança programa para ofertar cursos técnicos aos estudantes das escolas estaduais de SC - Crédito: Roberto Zacarias / Secom Crédito: Roberto Zacarias / Secom

A Secretaria de Estado da Educação inicia o ano letivo de 2024 com mais uma novidade: o programa CaTec – Catarinense Técnico. O objetivo é ampliar a oferta de cursos técnicos para estudantes da Rede Estadual de Ensino, possibilitando que encerrem o ensino médio com o diploma de conclusão e pelo menos uma certificação técnica.

“Estamos fazendo uma grande transformação na educação de Santa Catarina. Esses cursos técnicos gratuitos vão dar a oportunidade para milhares de jovens saírem do ensino médio com o pé no mercado de trabalho. O ensino técnico é mais uma oportunidade, assim como já criamos o Programa Universidade Gratuita. Isso motiva o jovem e garante oportunidade de emprego, melhora de vida dele e da sua família”, destacou o governador Jorginho Mello.

As unidades escolares participantes foram autorizadas pelo Conselho Estadual de Educação (CEE/SC), a ofertar vagas em cursos técnicos da área Gestão e Negócios para os estudantes matriculados nas turmas de 2ª e 3ª série do ensino médio das escolas estaduais a partir do primeiro semestre de 2024.

“Estamos muito felizes hoje com o lançamento do CaTec, que vai implementar a educação técnica em Santa Catarina. Nós temos um ensino médio que precisa dar oportunidade aos novos jovens, uma formação profissional, e esse é o grande objetivo. Esperamos chegar em 2026 com mais 100 mil jovens que fazem o ensino médio, também fazendo o ensino técnico”, disse o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon.

São 10 cursos técnicos com carga horária mínima de 800 horas: Administração, Logística, Contabilidade, Comércio, Comércio Exterior, Qualidade, Recursos Humanos, Marketing, Vendas e Transações Imobiliárias. Cada unidade escolar, considerando a vocação local e o desenvolvimento econômico regional, definiu os cursos técnicos que irá ofertar.

“O aluno poderá sair com até dois diplomas dos cursos profissionalizantes. É uma oportunidade para esse estudante já sair do ensino médio focado no mercado de trabalho. Estamos elevando a régua da educação em Santa Catarina com mais esse programa de capacitação”, reforçou a secretária-adjunta de Estado da Educação, Patrícia Lueders.

As matrículas nos cursos técnicos serão online e acontecerão entre os dias 21 a 23 de fevereiro de 2024, pelo site matriculaonline.sed.sc.gov.br. As aulas dos cursos técnicos serão no contraturno do Ensino Médio e iniciarão em março deste ano.

Com esta ação, serão disponibilizadas 40 mil vagas em cursos técnicos para os estudantes do ensino médio da Rede Estadual de Ensino. O mercado de trabalho para profissionais com curso técnico é bastante promissor e com muitas oportunidades. A demanda por esses profissionais tem crescido significativamente nos últimos anos. Assim, o estudante ao concluir o ensino médio poderá ser inserido imediatamente no mercado de trabalho.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou no Telegram

Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas

Insta: @radiojaragua

Face: /fmjaragua

Site: www.diariodajaragua.com.br

Matérias Relacionadas

Geral

Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae

As inscrições devem ser feitas até 10 de maio na página do Samae
Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae
Educação

Governo de SC aguarda fim da paralisação para retomar negociações com grevistas da Educação

Greve dos professores da rede estadual de Santa Catarina iniciou na terça-feira (23)
Governo de SC aguarda fim da paralisação para retomar negociações com grevistas da Educação
Educação

Professores estaduais fazem manifesto em Jaraguá do Sul

Categoria entrou em greve nesta terça-feira (23)
Professores estaduais fazem manifesto em Jaraguá do Sul
Educação

Professores da rede estadual de SC entram em greve

Em Jaraguá do Sul, haverá um ato nesta terça-feira (23) em frente a Gerência de Educação às 15h.
Professores da rede estadual de SC entram em greve
Ver mais de Educação