Educação

Estudantes de Jaraguá participam de torneio que destaca impacto da robótica na educação básica

Conteúdos exclusivos sobre robótica, desafios ao vivo e depoimentos de quem já vivenciou esta experiência estão entre as atrações do torneio

07 Abr 2021 - 10h50Por Janici Demetrio
Temporada 2020 desafiou alunos com soluções focadas em "cidades inteligentes"; este ano, o tema é atividade física  - Crédito: Sergio PedrottiTemporada 2020 desafiou alunos com soluções focadas em "cidades inteligentes"; este ano, o tema é atividade física - Crédito: Sergio Pedrotti

Santa Catarina estreia na sexta-feira (9) a operação on-line do Torneio SESI de Robótica FLL, que antes era realizado presencialmente e recebia milhares de visitantes. Estudantes, pais, professores e a comunidade poderão acompanhar gratuitamente os dois dias do evento que evidencia os benefícios de implementar o ensino da robótica nos currículos escolares. Conteúdos exclusivos sobre robótica, desafios ao vivo e depoimentos de quem já vivenciou esta experiência estão entre as atrações do torneio.
 
>> O evento pode ser acompanhado acessando https://bit.ly/39P3EYl
 
A programação do evento se inicia na sexta (9), às 9 horas. A interação toda será por meio de chat e com plateia virtual formada pelos participantes do torneio, estudantes de Concórdia, Criciúma, Itajaí, Florianópolis, Tijucas, Joaçaba, São Miguel do Oeste, Rio do Sul, Lages, Joinville, Blumenau, Brusque, Videira, São Bento do Sul, Jaraguá do Sul e Pouso Redondo. Os participantes também conferem como a robótica transformou a vida de ex-competidores da FLL. 
 
No sábado (10), o SESI transmite a partir das 16 horas o desafio dos robôs na arena. As avaliações dos projetos de pesquisa ocorrem em salas virtuais com cada equipe participante. O principal ambiente de avaliação será a FIRST REH (Remote Event Hub), uma plataforma oficial da FIRST desenvolvida especialmente para os torneios on-line. Confira como funcionará esta plataforma. Às 17h45 tem início a cerimônia de premiação.   
 
O ensino da robótica integra o currículo na Escola S há anos e tem contribuído para despertar nos estudantes o interesse por carreiras mais tecnológicas e engenharias, como destaca o diretor de educação e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira.

“Em nossa rede de ensino, a prospecção de carreira é estimulada desde a educação básica. O estudante tem acesso a uma série de ferramentas e conteúdos multidisciplinares que auxiliam no desenvolvimento profissional com foco em áreas como a matemática, a ciência, a tecnologia e as engenharias”, explica. 

Participam 16 equipes da Escola S e outras seis de escolas públicas e de redes privadas. As equipes classificadas nesta fase regional garantem vaga para a etapa nacional do Festival SESI de Robótica, que será realizada entre 28 e 30 de maio.
 
Temporada 2020/2021 traz novos desafios
 
Para a nova temporada, o tema é RePLAY. O intuito é incentivar a prática de atividades físicas para garantir uma qualidade de vida melhor, evitar o sedentarismo e promover a saúde.
 
Deste modo, os participantes devem pensar em formas inovadoras de motivar e tornar as pessoas mais ativas. Este é o primeiro critério de avaliação: Projeto de Inovação.
 

No Desafio do Robô as equipes colocam em prática o que foi idealizado e o robô realiza 14 missões específicas, tais como: capturar, transportar, ativar ou entregar objetos em um tapete oficial da competição. Cada time tem direito a três rounds para completar o máximo de tarefas possíveis durante 2 minutos e 30 segundos.
 
Para avaliar o Design do Robô, os juízes levam em consideração sensores de movimento, cor, controladores e motores, além da programação e estratégia utilizadas. A capacidade da equipe em demonstrar o que foi feito e como foi feito, bem como explicar a evolução do trabalho até o projeto final também são fatores avaliados pelos juízes.
 
Por fim, são verificados os Core Values. Esta categoria visa manter a competição amigável, com ganho mútuo. Deste modo, o trabalho em equipe, com inclusão, diversão e inovação são considerados.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Educação

Vereadores aprovam R$ 5,9 milhões para ações na Educação em Jaraguá

O PL foi aprovado em votação única e vai destinar recursos para reformas de prédios, compra de materiais de trabalho e campanha de divulgaçãO
Vereadores aprovam R$ 5,9 milhões para ações na Educação em Jaraguá
Educação

Dia da Família na Escola traz dicas para o cultivo de hortas domésticas

O assunto será abordado em evento online e gratuito neste sábado, dia 17, a partir das 10 horas, no YouTube da Secretaria de Estado da Educação
Dia da Família na Escola traz dicas para o cultivo de hortas domésticas
Educação

Educação alerta sobre a responsabilidade das famílias nas tarefas escolares

Essa tem sido uma bandeira levantada pela Secretaria de Educação de Jaraguá para que o sistema híbrido de ensino (uma semana presencial e uma semana digital) tenha sucesso
Educação alerta sobre a responsabilidade das famílias nas tarefas escolares
Educação

Sicredi lança plataforma digital com cursos gratuitos para associados 

São mais de cem possibilidades de cursos
Sicredi lança plataforma digital com cursos gratuitos para associados 
Ver mais de Educação