vacina
Educação

Escolas municipais de Jaraguá terão caixinhas de absorventes nos banheiros femininos

Indicação de vereadora mirim vira realidade nas unidades de ensino do município. Antes, absorventes já eram distribuídos, porém, na coordenadoria das escolas

12 Jul 2023 - 18h02Por Janici Demetrio
Escolas municipais de Jaraguá terão caixinhas de absorventes nos banheiros femininos - Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul

A Secretaria de Educação vai tornar realidade a indicação da ex-vereadora mirim Maria Caroline Maes, 16 anos, que propôs, em 2021, a disponibilização de absorventes em dispensers (recipientes de acrílico) nos banheiros femininos das escolas. Maria Caroline explica que, com sua indicação, teve por objetivo facilitar a vida de meninas em seu período menstrual e que, caso esquecessem ou não tivessem o absorvente, precisavam ir até a coordenação da escola.

“Na época (2021), conversei com as meninas da Escola Marcos Emílio Verbinnen, onde eu estudava, e muitas relatavam que tinham vergonha de ir até a coordenação para pedir absorvente. Então, com a ajuda da Câmara de Vereadores de Jaraguá, formulei a indicação. Tenho certeza que os dispensers serão muito utilizados e que essa ação não será feita em vão”, destacou Maria.

A entrega oficial dos dispensers aconteceu na manhã desta quarta-feira (12) na sala de reuniões da Prefeitura de Jaraguá do Sul com a presença do prefeito Jair Franzner, do chefe de Gabinete João Berti, da secretária de Educação Emanuela Wolff, do presidente da Câmara de Vereadores Luís Fernando Almeida, da propositora da indicação Maria Caroline Maes, da atual presidente dos vereadores mirins Laura Bianca de Souza, do coordenador do Programa Vereador Mirim Joel Luís Corrêa, e equipe de Comunicação da Câmara de Vereadores, além das mães das vereadoras.

A secretária de Educação Emanuela Wolff explicou que foram adquiridos 60 dispensers e que a quantidade de absorventes que serão comprados ainda será calculada. Os recipientes com os absorventes serão instalados nos próximos dias nas 30 escolas municipais de Jaraguá. O investimento nos dispensers, que são de material acrílico e têm uma abertura embaixo para retirada do absorvente, é de R$ 38,83 a unidade. O prefeito de Jaraguá do Sul elogiou o trabalho dos vereadores mirins enfatizando que fazem a diferença ao participar do programa, elaborando indicações e, com isso, incentivam outros alunos a fazerem o mesmo.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou em nossa Comunidade e ainda no Telegram!

Matérias Relacionadas

Educação

Governador diz que principal proposta dos professores quebraria o Estado

Jorginho afirma que descontará salário dos professores grevistas
Governador diz que principal proposta dos professores quebraria o Estado
Geral

Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae

As inscrições devem ser feitas até 10 de maio na página do Samae
Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae
Educação

Governo de SC aguarda fim da paralisação para retomar negociações com grevistas da Educação

Greve dos professores da rede estadual de Santa Catarina iniciou na terça-feira (23)
Governo de SC aguarda fim da paralisação para retomar negociações com grevistas da Educação
Educação

Professores estaduais fazem manifesto em Jaraguá do Sul

Categoria entrou em greve nesta terça-feira (23)
Professores estaduais fazem manifesto em Jaraguá do Sul
Ver mais de Educação