secel
Educação

Economia de SC tem perfil complementar à da Estônia, diz embaixador

"A base de tudo, na Estônia, é o sistema educacional"

28 Fev 2019 - 02h00Por Fiesc

Santa Catarina e a Estônia têm economias complementares e podem ampliar os negócios e as parcerias, principalmente em áreas como tecnologia da informação e educação, disse o embaixador do Brasil no país báltico, Roberto Colin, durante reunião na Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), nesta quarta-feira (27), em Florianópolis.

“O grande gargalo é o desconhecimento. É um país que oferece grandes oportunidades, de maneira realista”, disse, lembrando que a Estônia é altamente digitalizada, com 99% dos serviços públicos on-line, e com um sistema educacional de referência, que ocupa a terceira posição no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). O embaixador esteve acompanhado do cônsul honorário da Estônia para Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, Almir Maestri.

O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, apresentou ao embaixador um perfil da economia catarinense. “Santa Catarina tem uma indústria significativa e diversificada. A indústria de transformação responde por 27% do PIB do estado, a maior participação do setor no Brasil”, informou. Ele também salientou que a indústria do estado é composta por 745 mil trabalhadores, 34% dos empregos formais de Santa Catarina. “Somos diferenciados, protagonistas no empreendedorismo. E isso é um valor que nosso estado tem”, resumiu.

Aguiar disse ainda que a FIESC tem um programa de internacionalização com foco em ampliar a inserção catarinense na corrente de comércio. “A vinda do embaixador na FIESC é muito importante porque a Estônia é um país pequeno, mas com diferenciais na área de tecnologia e isso nos aproxima. Temos muita sinergia e esperamos avançar na parceria”, afirmou. Em relação a investimentos, o presidente da Federação também colocou à disposição a INVESTE SC, agência de atração de investimentos entre o governo catarinense e a FIESC, e apresentou o Observatório FIESC.   

O embaixador ressaltou que a Estônia é um um país pequeno, sem recursos naturais expressivos. “O país conseguiu esse alto nível de digitalização com as startups de base tecnológica. É o país que proporcionalmente em relação à população tem o maior número de startups. A base de tudo é o sistema educacional”, explicou. 

Colin ressaltou ainda que na área de comércio, apesar de a Estônia ter uma população pequena, 1,3 milhão de habitantes, a localização faz dela um importante hub. “Sua posição geográfica é vantajosa”, ressaltou, observando que o mercado estoniano não deve ser subestimado, pois pode ser porta de entrada para o mercado europeu. Ele informou ainda que existe a possibilidade de ser um residente virtual na Estônia. O empresário pode ter uma empresa no Brasil, por exemplo, mas ter os benefícios estônios, dentro dessa modalidade virtual.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Geral

Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae

As inscrições devem ser feitas até 10 de maio na página do Samae
Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae
Educação

Governo de SC aguarda fim da paralisação para retomar negociações com grevistas da Educação

Greve dos professores da rede estadual de Santa Catarina iniciou na terça-feira (23)
Governo de SC aguarda fim da paralisação para retomar negociações com grevistas da Educação
Educação

Professores estaduais fazem manifesto em Jaraguá do Sul

Categoria entrou em greve nesta terça-feira (23)
Professores estaduais fazem manifesto em Jaraguá do Sul
Educação

Professores da rede estadual de SC entram em greve

Em Jaraguá do Sul, haverá um ato nesta terça-feira (23) em frente a Gerência de Educação às 15h.
Professores da rede estadual de SC entram em greve
Ver mais de Educação