Delivery Much
Educação

Diretor do IFSC de Jaraguá aponta os impactos do corte anunciado pelo MEC

Instituto Federal de Santa Catarina divulgou que o bloqueio será de R$ 23,5 milhões

06 Mai 2019 - 12h04Por Jordana Medeiros
Diretor do IFSC de Jaraguá aponta os impactos do corte anunciado pelo MEC -

Semana passada, o Ministério de Educação anunciou o corte de 30% no orçamento de custeio em todas as universidades e redes de institutos federais do país. O Instituto Federal de Santa Catarina divulgou que o bloqueio será de R$ 23,5 milhões. 

O professor de física e diretor geral do IFSC de Jaraguá, Campus Centro, Jaison Vieira da Maia, afirma que a medida também afeta a região. Explica também que o custeio é a parcela do repasse utilizado para os gastos rotineiros, como contratos de energia elétrica, telefonia, serviços de limpeza, vigilância, material de consumo para laboratórios, entre outros.

Segundo Maia, um dos impactos mais graves é a suspensão de alguns contratos para que se consiga manter luz, água e energia elétrica, por exemplo, até o final de 2019.

O repasse é feito com base no número de matrículas de cada unidade, e, de acordo com o diretor, o corte não é apenas de 30%.

O corte não é sentido apenas pelos alunos, mas também pela própria qualidade de ensino e projetos de extensão e pesquisa, lembra o entrevistado.

A repercussão do assunto fez o presidente da Comissão de Educação do Senado, Dário Berger (MDB), pedir a antecipação da audiência pública com o ministro Abraham Weintraub. A reunião, que ocorreria no dia 21 deste mês, foi antecipada para amanhã (7).


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Educação

Aulas na rede municipal de Guaramirim iniciam em 8 de fevereiro

Escolas farão rodízio de alunos, obedecendo a limitação de 50% da ocupação, distanciamento e demais cuidados para evitar a propagação do coronavírus
Aulas na rede municipal de Guaramirim iniciam em 8 de fevereiro
Educação

Aulas em Corupá iniciam no dia 18 de fevereiro

   Os alunos terão um cronograma semanal e se revezarão entre aulas presenciais e online
Educação

Aulas na rede municipal iniciam em 8 de fevereiro em Jaraguá do Sul

Conforme a Secretaria, haverá aula presencial em todas as escolas municipais e CMEIs, contanto que os percentuais e distanciamentos mínimos sejam cumpridos
Aulas na rede municipal iniciam em 8 de fevereiro em Jaraguá do Sul
Educação

Governo do Estado divulga calendário da rede estadual para o ano letivo de 2021

O planejamento da rede estadual é iniciar o ano letivo com aulas presenciais e alternância dos grupos que frequentam a escola para contemplar todos os estudantes
Governo do Estado divulga calendário da rede estadual para o ano letivo de 2021
Ver mais de Educação