dengue
Educação

Dia Nacional de Luta terá mobilização de servidores federais em SC

Ação ocorre nesta quarta-feira (3). À tarde, a partir das 14h, os servidores de todo o estado, incluindo de Jaraguá do Sul, se reúnem em assembleia para decidir sobre o indicativo de greve por tempo indeterminado

02 Abr 2024 - 11h50Por Janici Demetrio
Dia Nacional de Luta terá mobilização de servidores federais em SC  - Crédito: Ilustração / Divulgação Sinasefe Crédito: Ilustração / Divulgação Sinasefe

Esta quarta-feira (3), Dia Nacional de Luta dos Servidores Públicos Federais, será marcado por uma série de atividades de mobilização em unidades do Instituto Federal de Santa Catarina. Nesse dia, servidores de todos os Câmpus e Reitoria vão realizar uma paralisação de 24 horas como parte do calendário de lutas da Campanha Salarial 2024 organizada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe).

À tarde, a partir das 14h, os servidores de todo o estado, incluindo de Jaraguá do Sul, se reúnem em assembleia híbrida, para decidir sobre o indicativo de greve por tempo indeterminado aprovado pelo Sinasefe Nacional. 

Servidores federais que atuam na área de educação iniciam nesta quarta-feira (3)  uma greve nacional por tempo indeterminado. Segundo o Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), mais de 230 unidades de ensino em pelo menos 21 estados aderiram ao movimento.

Em Santa Catarina, a greve deve abranger professores e funcionários técnico-administrativos das Unidades do Instituto Federal Catarinense de Concórdia, Araquari, Blumenau, Brusque, Camboriú, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, Ibirama, Rio do Sul, Santa Rosa do Sul e Sombrio.  

Além da recomposição salarial, que varia de 22,71% a 34,32% dependendo da categoria, os servidores também reivindicam a reestruturação das carreiras técnico-administrativas e dos docentes, a revogação de todas as normas que prejudicam a educação federal aprovadas nos governos Temer e Bolsonaro, bem como a recomposição do orçamento e o reajuste imediato dos auxílios e bolsas dos estudantes.

A greve foi aprovada durante rodadas de assembleias realizadas desde o dia 18 de março em 29 seções sindicais. Ela será nacional e por tempo indeterminado, conforme informado em documento protocolado junto aos ministérios da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, da Defesa e da Educação, além do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nossos grupos do WhatsApp ou no Telegram

Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas

Insta: @radiojaragua

Face: /fmjaragua

Site: www.diariodajaragua.com.br

Matérias Relacionadas

Política

Lunelli pede que equipamentos parados sejam instalados com urgência em escola de Jaraguá

Unidade escolar Professora Valdete Piazera aguarda, há dois anos, instalação de lousas digitais, retroprojetores e computadores
Lunelli pede que equipamentos parados sejam instalados com urgência em escola de Jaraguá
Educação

Começa a entrega dos novos uniformes escolares na rede municipal de Jaraguá

Os alunos da EMEB Machado de Assis foram os primeiros a receberem os kits completos. O objetivo da Secretaria de Educação é distribuir à todas as escolas do Município, até o fim deste mês
Começa a entrega dos novos uniformes escolares na rede municipal de Jaraguá
Educação

Mais de 2 milhões de crianças no país estão sem vagas em creches

Dados do IBGE foram divulgados pela organização Todos pela Educação
Mais de 2 milhões de crianças no país estão sem vagas em creches
Educação

Alunos da rede municipal de Jaraguá recebem novos uniformes a partir da próxima semana

Foram confeccionadas 138.429 peças para atender crianças do pré até o 9º ano da rede municipal de ensino
Alunos da rede municipal de Jaraguá recebem novos uniformes a partir da próxima semana
Ver mais de Educação