transito
Educação

Dia Nacional de Luta terá mobilização de servidores federais em SC

Ação ocorre nesta quarta-feira (3). À tarde, a partir das 14h, os servidores de todo o estado, incluindo de Jaraguá do Sul, se reúnem em assembleia para decidir sobre o indicativo de greve por tempo indeterminado

02 Abr 2024 - 11h50Por Janici Demetrio
Dia Nacional de Luta terá mobilização de servidores federais em SC  - Crédito: Ilustração / Divulgação Sinasefe Crédito: Ilustração / Divulgação Sinasefe

Esta quarta-feira (3), Dia Nacional de Luta dos Servidores Públicos Federais, será marcado por uma série de atividades de mobilização em unidades do Instituto Federal de Santa Catarina. Nesse dia, servidores de todos os Câmpus e Reitoria vão realizar uma paralisação de 24 horas como parte do calendário de lutas da Campanha Salarial 2024 organizada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe).

À tarde, a partir das 14h, os servidores de todo o estado, incluindo de Jaraguá do Sul, se reúnem em assembleia híbrida, para decidir sobre o indicativo de greve por tempo indeterminado aprovado pelo Sinasefe Nacional. 

Servidores federais que atuam na área de educação iniciam nesta quarta-feira (3)  uma greve nacional por tempo indeterminado. Segundo o Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), mais de 230 unidades de ensino em pelo menos 21 estados aderiram ao movimento.

Em Santa Catarina, a greve deve abranger professores e funcionários técnico-administrativos das Unidades do Instituto Federal Catarinense de Concórdia, Araquari, Blumenau, Brusque, Camboriú, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, Ibirama, Rio do Sul, Santa Rosa do Sul e Sombrio.  

Além da recomposição salarial, que varia de 22,71% a 34,32% dependendo da categoria, os servidores também reivindicam a reestruturação das carreiras técnico-administrativas e dos docentes, a revogação de todas as normas que prejudicam a educação federal aprovadas nos governos Temer e Bolsonaro, bem como a recomposição do orçamento e o reajuste imediato dos auxílios e bolsas dos estudantes.

A greve foi aprovada durante rodadas de assembleias realizadas desde o dia 18 de março em 29 seções sindicais. Ela será nacional e por tempo indeterminado, conforme informado em documento protocolado junto aos ministérios da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, da Defesa e da Educação, além do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nossos grupos do WhatsApp ou no Telegram

Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas

Insta: @radiojaragua

Face: /fmjaragua

Site: www.diariodajaragua.com.br

Matérias Relacionadas

Educação

Governador diz que principal proposta dos professores quebraria o Estado

Jorginho afirma que descontará salário dos professores grevistas
Governador diz que principal proposta dos professores quebraria o Estado
Geral

Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae

As inscrições devem ser feitas até 10 de maio na página do Samae
Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae
Educação

Governo de SC aguarda fim da paralisação para retomar negociações com grevistas da Educação

Greve dos professores da rede estadual de Santa Catarina iniciou na terça-feira (23)
Governo de SC aguarda fim da paralisação para retomar negociações com grevistas da Educação
Educação

Professores estaduais fazem manifesto em Jaraguá do Sul

Categoria entrou em greve nesta terça-feira (23)
Professores estaduais fazem manifesto em Jaraguá do Sul
Ver mais de Educação